Buscar no Cruzeiro

Buscar

Filas para vacinação provocam confusão no CIC, em Sorocaba

31 de Março de 2020 às 08:50

Crédito da foto: Vinícius Fonseca (31/3/2020)

 

*Atualizada

As filas de carros registradas na manhã desta terça-feira (31) para a vacinação contra a gripe causaram confusão em Sorocaba. No entorno do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC), a falta de organização gerou reclamações. Houve, ainda, quem reclamasse de pessoas que tentavam furar a fila.

A aplicação da vacina em sistema drive thru teve início às 9h, mas desde o início da manhã carros foram registrados no local para esperar pelas doses. Foram distribuídas senhas para quem chegava. O outro ponto de vacinação, o Lar São Vicente de Paulo, na Vila Betânia, também registrou movimento intenso.

[gallery size="medium" ids="234021,234022,234023"]

No CIC, as filas dão a volta no quarteirão e passam pelas ruas Porphyrio Loureiro e Comendador Hélio Monzoni, além da avenida Pereira da Silva. Os primeiros carros a chegarem foram alocados dentro do estádio. Por volta das 10h0, cerca de 350 pessoas haviam sido vacinadas e a espera era estimada em duas horas.

Para tentar agilizar as filas, o secretário de Saúde, Ademir Watanabe, mandou chamar mais funcionários para ajudar. Guardas civis municipais, agentes de trânsito e até uma viatura da Polícia Militar estão no entorno do CIC para tentar organizar o fluxo.

Reclamações

Helita Peres, 56 anos, ficou três horas na fila do drive thru no CIC para vacinar a mãe de 81 anos, na manhã desta terça-feira (31) em Sorocaba. Ela conta que achou tudo muito desorganizado e que por ser atendimento pelo sistema drive thru imaginou que seria mais rápido.

“Faltou organizado e ficamos três horas dentro do carro até chegar na hora de tomar a vacina. Minha mãe tem 81 anos e todo esse tempo sentada no carro é ruim. Teve gente furando fila e até idosos brigando”, lamenta.

Edna de Almeida, 69 anos, também ficou mais de duas horas na fila até receber a dose da vacina contra a gripe.

Ela reclama da organização e da falta de respeito das pessoas furando as filas.

Para ela deve ter mais funcionários para aplicar a vacina ou mais locais para atender. “Muito mal planejado, deveria colocar muitos funcionários vindo já vacinar os idosos ao longo da fila”, disse.

SES explica

Questionada, a Secretaria da Saúde (SES) afirma que, neste momento, são atendidos 20 carros por vez e 2 mil doses já foram aplicadas no CIC. "Vale ressaltar que também há outro ponto de vacinação no Lar São Vicente de Paulo, onde foram aplicadas 1.086 doses até o momento", diz.

A pasta informa ainda que agentes de trânsito estão nas proximidades a fim de orientar os condutores. Apesar da fila, tudo segue dentro da normalidade, inclusive com uma das faixas da via liberada ao tráfego e com os motoristas respeitando os cruzamentos, sem fechá-los. "Há cerca de 30 funcionários da saúde atendendo, além de 6 GCMs, 20 agentes de trânsito da Urbes e 20 funcionários da Secretaria de Esportes, que prestam apoio a esse trabalho", aponta.

Drive thru

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a vacinação no sistema ‘drive thru’ é destinada a idosos com mobilidade reduzida ou com mais de 60 anos. Também vai abranger profissionais da área da saúde e das forças de segurança e salvamento.  Na prática, a pessoa não precisa sair do veículo para receber a dose.

A Prefeitura de Sorocaba informou que cada local receberá seis mil doses e as pessoas serão atendidas por ordem de chegada.

[gallery size="medium" ids="234004,234006,234007"]

Outros pontos

Os outros 33 locais que já atuam na campanha não estarão vacinando, pois a cidade recebeu apenas 13.500, sendo 12 mil para o ‘drive thru’ e 1.500 para acamados e asilos. Sorocaba aguarda o repasse de um novo lote de doses que deverá ser feita pelo Estado.

De acordo com o governo municipal, assim que as novas doses chegarem, a vacinação será retomada nos 33 locais e, também, pelo sistema ‘drive thru’. A intenção dessa estratégia é evitar que esses idosos tenham contato com outros pacientes e facilite o acesso à vacinação. Além de evitar a aglomeração e o espaço fechado.

Em relação à vacinação nesta quarta-feira (1º), a Prefeitura de Sorocaba informará ainda nesta terça como será a estratégia, pois vai depender do número de doses disponíveis. A cidade recebeu apenas 13.500, sendo 12 mil para o drive thru e 1.500 para acamados e asilos. Sorocaba aguarda o repasse de um novo lote de doses que deverá ser feita pelo Estado.

Fila também foi registrada no Lar São Vicente de Paula, outro posto de vacinação. Crédito da foto: Cortesia (31/3/2020)

Galeria

Confira a galeria de fotos