Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fiação furtada provoca falta de água em escola municipal de Sorocaba

13 de Março de 2019 às 05:16

Fiação furtada provoca falta de água em escola municipal de Sorocaba Conserto foi concluído e situação normalizada. Crédito da Foto: Fábio Rogério (12/3/2018)

A escola municipal “Professora Odilla Caldini Crespo”, no Recreio dos Sorocabanos, na zona norte de Sorocaba, teve cabos elétricos furtados no último fim de semana. A fiação furtada foi a que alimenta a bomba da caixa d’água e, por conta disso, foi necessário enviar uma tina e seis galões de água até à unidade.

Faltou água na segunda-feira (11), mas a energia nas demais dependências da escola continuou normalizada, sem alteração. As aulas foram mantidas, sem interrupção. O conserto da fiação vandalizada foi concluído na terça (12) e a situação foi normalizada.

[irp posts="75277" ]

 

Na segunda-feira (11), em razão da falta de água, a direção da escola providenciou copos e talheres descartáveis para a merenda na hora do almoço em razão da impossibilidade para lavar a louça. No período da tarde foi servida merenda seca com bolinho, banana e suco.

A dona de casa Raquel Monteiro Santos conta que deixou o filho, de sete anos, na escola na segunda, às 7h, e foi buscar por volta das 15h. Foi então que, segundo ela, o aluno contou à mãe que a escola estava sem luz e foi servida a merenda seca: bolacha e suco.

A Secretaria de Educação (Sedu), por sua vez, relata que a merenda normal foi servida no primeiro horário e depois, confirma, foi fornecida a merenda seca, pois a água acabou e de fato não foi possível mais o preparo dos alimentos.

Os cabos que alimentam a bomba da caixa d’água foram cortados e a unidade foi atendida provisoriamente com tina de água e galões, mas energia já está regularizada, confirmou a Sedu. A equipe da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo) esteve na segunda-feira no local e por questões técnicas finalizou o trabalho de reparo na manhã de terça-feira (12).

Outras ocorrências

A escola Odila Caldini já havia sofrido com furto de fiação no ano passado. Em agosto, os alunos retornaram às aulas às escuras depois de vandalismo ocorrido durante as férias do meio de ano, o que gerou reclamação entre os pais.

Na ocasião, a Prefeitura de Sorocaba argumentou que precisou abrir processo licitatório para repor o material que foi furtado e que as aulas foram retomadas na data para não causar prejuízos ao calendário escolar.

A pasta informa, ainda, que a unidade foi invadida seis vezes ao longo de 2018. “Há previsão de fazer monitoramento eletrônico com alarme diretamente ligados à Central de Monitoramento da GCM em todas as escolas municipais até o final de 2019”, cita a nota da Sedu.

Pais de alunos pedem melhorias

Pais de alunos da Escola Municipal “Odila Caldini Crespo” reivindicam melhorias nas condições de entrada da escola pelo portão localizado na avenida Cleise Tersinha Rosa Silva. Apesar do nome, a avenida tem configuração de rua de mão dupla, com intensa movimentação de veículos nos dois sentidos, o que complica o trânsito na hora de entrada e saída dos alunos com o adicional de vans escolares e carros dos pais.

O motorista de van escolar Nivaldo dos Reis, de 36 anos, confirmou os riscos no trânsito em frente à escola. Segundo ele, pelo menos uma vez por semana há casos de carros que se tocam um no outro por conta da avenida estreita para o volume de veículos.

O secretário da Educação, André Gomes, deverá estar nesta quarta-feira (13) na escola, às 7h20, para falar com os pais. A mãe de aluno Keila Alexandra da Silva, de 32 anos, disse que também vai solicitar a implantação de um toldo para proteção das crianças entre o portão e o pátio.

Fiação furtada provoca falta de água em escola municipal de Sorocaba Tráfego intenso e mato na calçada prejudicam acesso,. Crédito da Foto: Fábio Rogério

A mãe de outro aluno, Fabrícia Rodrigues, de 42 anos, está preocupada com o terreno tomado pelo mato no lado oposto ao portão de entrada da escola. E há uma faixa de pedestre que dá acesso ao mato, sem calçada. Fabrícia ironizou: “Aqui é faixa para aranha, escorpião.”

As mães de aluno Eliete Ferrante Vieira, de 31 anos, e Fabrícia Rodrigues, também disseram que vão cobrar ao secretário o kit escolar dos alunos. Segundo elas, os alunos receberam apostila do Sesi, mas faltam caderno, lápis, borracha.

A Prefeitura informou que uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) irá até o local para executar a roçagem. A Sedu confirmou que o secretário André Gomes estará na unidade para conversar com a comunidade escolar e ouvir suas respectivas demandas. A Urbes também informou que irá intensificar a fiscalização no local para as devidas providências. (Carlos Araújo)

Galeria

Confira a galeria de fotos