Sorocaba e Região

Fiação caída de postes causa insegurança a moradores em diversos bairros

As pessoas muitas vezes não sabem identificar se a fiação é elétrica ou de telefonia
Fiação caída de postes causa insegurança em moradores em diversos bairros da cidade
Na avenida Ipanema os fios estão jogados no canteiro central. Crédito da foto: Emidio Marques

Fios caídos no meio dos canteiros e também em calçadas têm gerado reclamação entre a população, que muitas vezes não sabe identificar se a fiação é elétrica ou de telefonia. Entre a avenida Ipanema e Itavuvu, próximo à Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da zona norte, muitos fios estão no gramado do canteiro e também na passagem de pedestres. A mesma situação ocorre na avenida Armando Pannunzio, na zona oeste da cidade, e também em vários bairros.

O motorista de caminhão José Augusto Bordieri, 61, conta que por já ter trabalhado com instalações elétricas e fiação, consegue identificar quando trata-se de fios de energia, mas nem todos têm esse conhecimento. “Também é perigoso alguém tropeçar ou até mesmo enroscar o caminhão nesses fios mais baixos”, diz. Moradora da Vila Olímpia, a aposentada Vera Lúcia Rinaldi, 60, conta que os fios estão espalhados pelo canteiro da bifurcação entre as avenidas Itavuvu e Ipanema há vários meses e lamenta o desleixo com a cidade. “Fica muito feio e você percebe que é mesmo falta de cuidado”, reclama.

Leia mais  Receita Federal apreende dois caminhões e 700 mil maços de cigarros
Fiação caída de postes causa insegurança em moradores em diversos bairros da cidade
José Augusto: muito perigoso. Crédito da foto: Emidio Marques

Na avenida Armando Pannunzio, na altura do bairro Vera Cruz, há muitos fios e equipamentos no canteiro central e segundo um morador das imediações, que preferiu não se identificar, a situação está dessa forma há aproximadamente uma semana, após a troca de postes. “Acredito que não sejam cabos de energia, mas muito pedestre pode ficar com medo”, afirma o aposentado.

A Prefeitura de Sorocaba informou que disponibiliza aos cidadãos a possibilidade de denúncias e reclamações através da Ouvidoria Geral do Município. Através do canal é possível registrar todo tipo de ocorrência, inclusive sobre fiação caída nas ruas. Após o contato dos munícipes, a Prefeitura informou que notifica a empresa responsável, seja ela, CPFL Piratininga ou empresa de telefonia, para que essa realize a manutenção do local.

Fiação caída de postes causa insegurança em moradores em diversos bairros da cidade
Vera Lúcia: falta de cuidado. Crédito da foto: Emidio Marques

Em nota, a CPFL Piratininga informou que os fios nos locais mencionados são de responsabilidade das empresas de telecomunicações, mas enviará equipes aos endereços para se certificar de que os cabos não oferecem risco à população e entrará em contato com as responsáveis para informá-las sobre os casos. A companhia destacou que, “sempre que realiza manutenções na rede de distribuição, as compartilhantes dos postes são notificadas para que, terminados os serviços da distribuidora, os equipamentos de telecomunicação sejam novamente integrados ao sistema de acordo com as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores”.

Leia mais  Privatização do aeroporto de Sorocaba vai trazer modernização, prevê a Artesp

A distribuidora também informou que orienta seus clientes a entrarem em contato por meio de seu site, no portal de Serviços Online, ou do aplicativo para celular “CPFL Energia” sempre que precisarem de atendimento ou observarem pontos com necessidade de manutenção. (Larissa Pessoa)

Comentários