O 4º Festival de Robótica deve reunir neste fim de semana mais de oito mil pessoas no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O evento, que teve início ontem (25), segue neste domingo com as exposições e projetos de robôs desenvolvidos por 80 times formados por alunos do ensino fundamental vindos de 30 diferentes cidades do Estado. Com tema espacial neste ano, os alunos apresentam suas experiências e comandam batalhas robóticas, cujos vencedores levam prêmios para casa. Ao todo, 800 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos participam da feira, com seus respectivos projetos, que foram desenvolvidos no ambiente escolar e, a partir de competições internas, selecionados para a disputa regional.
As escolas participantes do festival são as atendidas pela Viamaker, uma empresa que atua na integração da tecnologia à educação, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Segundo o CEO da Viamaker Brasil, Daniel Lorenti, a proposta do festival, que acontece em oito Estados país afora, é despertar nas crianças o interesse pela inovação por meio da tecnologia e da ciência. Os alunos contam com a matéria de robótica em sua grade curricular, o que permite que desenvolvam projetos em grupo na área. “Eles são avaliados em vários quesitos que vão além do projeto em si, como a cooperação e o saber se relacionar. Ao final, os melhores são premiados”, conta.
O tema espacial escolhido para esta edição, revela Lorenti, atualmente está em evidência e é pensado internacionalmente. Ele acredita que o desenvolvimento dos projetos pelos alunos contribui não apenas para o conhecimento em tecnologia, hoje indispensável, mas também para as relações interpessoais.
Além das batalhas de robôs, o cenário do festival é composto de exposições que contam sobre variados temas, desde a captação de energia solar, até como seria uma possível vida na lua. Os alunos explicam seus projetos e conceitos aos visitantes, que podem participar de algumas atividades. Há ainda a realização de palestras e shows de talentos, entre outras atrações.
A analista administrativa do Parque Tecnológico, Maria Cristina Santos, considera que eventos como este chamam a atenção do público infantil para a importância da interação com a tecnologia, além de ressaltar a importância de ter um espaço voltado ao setor em Sorocaba. “As crianças são o nosso futuro e, além da aprenderem muito sobre o tema, elas se divertem. Além disso, têm a oportunidade de conhecer o parque e sua relevância para a cidade”, comenta. (César Santana)