Sorocaba e Região

Festival de Robótica agita Parque Tecnológico de Sorocaba

Evento conta com robôs desenvolvidos por 80 times, formados por alunos de 30 cidades
Festival de Robótica agita Pq. Tecnológico
Os estudantes contam com a matéria de robótica em sua grade curricular, o que permite que desenvolvam projetos em grupo na área. Crédito da foto: Emidio Marques

O 4º Festival de Robótica deve reunir neste fim de semana mais de oito mil pessoas no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O evento, que teve início ontem (25), segue neste domingo com as exposições e projetos de robôs desenvolvidos por 80 times formados por alunos do ensino fundamental vindos de 30 diferentes cidades do Estado. Com tema espacial neste ano, os alunos apresentam suas experiências e comandam batalhas robóticas, cujos vencedores levam prêmios para casa. Ao todo, 800 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 15 anos participam da feira, com seus respectivos projetos, que foram desenvolvidos no ambiente escolar e, a partir de competições internas, selecionados para a disputa regional.

As escolas participantes do festival são as atendidas pela Viamaker, uma empresa que atua na integração da tecnologia à educação, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Segundo o CEO da Viamaker Brasil, Daniel Lorenti, a proposta do festival, que acontece em oito Estados país afora, é despertar nas crianças o interesse pela inovação por meio da tecnologia e da ciência. Os alunos contam com a matéria de robótica em sua grade curricular, o que permite que desenvolvam projetos em grupo na área. “Eles são avaliados em vários quesitos que vão além do projeto em si, como a cooperação e o saber se relacionar. Ao final, os melhores são premiados”, conta.

Leia mais  Casal de Sorocaba fica preso nas Filipinas em meio à pandemia
Festival de Robótica agita Pq. Tecnológico
Daniel Lorenti. Crédito da foto: Emidio Marques

O tema espacial escolhido para esta edição, revela Lorenti, atualmente está em evidência e é pensado internacionalmente. Ele acredita que o desenvolvimento dos projetos pelos alunos contribui não apenas para o conhecimento em tecnologia, hoje indispensável, mas também para as relações interpessoais.

Além das batalhas de robôs, o cenário do festival é composto de exposições que contam sobre variados temas, desde a captação de energia solar, até como seria uma possível vida na lua. Os alunos explicam seus projetos e conceitos aos visitantes, que podem participar de algumas atividades. Há ainda a realização de palestras e shows de talentos, entre outras atrações.

Festival de Robótica agita Pq. Tecnológico
Maria Cristina Santos. Crédito da foto: Emido Marques

A analista administrativa do Parque Tecnológico, Maria Cristina Santos, considera que eventos como este chamam a atenção do público infantil para a importância da interação com a tecnologia, além de ressaltar a importância de ter um espaço voltado ao setor em Sorocaba. “As crianças são o nosso futuro e, além da aprenderem muito sobre o tema, elas se divertem. Além disso, têm a oportunidade de conhecer o parque e sua relevância para a cidade”, comenta. (César Santana)

Comentários