Sorocaba e Região

Feriados alteram o funcionamento dos serviços e do comércio em Sorocaba

Acso informa que lojas do Centro fecham amanhã, mas na terça o funcionamento é facultativo
Abertura do comércio é facultativa no feriado da Consciência Negra. Foto: Emídio Marques / Arquivo JCS

Por conta dos feriados da Proclamação da República, comemorado amanhã e o Dia da Consciência Negra, na terça-feira, os serviços públicos municipais, assim como o comércio central e de shoppings, funcionarão em horários diferenciados. Para quem vai ficar na cidade e quiser aproveitar o feriadão, pode procurar os parques municipais que estarão funcionando normalmente, como o Zoológico Quinzinho de Barros, o Museu da Estrada de Ferro e o Museu Histórico Sorocabano, que fecharão apenas na segunda-feira.

Na área da saúde, o atendimento nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, será normal, sem qualquer alteração no horário de funcionamento. As feiras livres mantêm o funcionamento normal nos bairros, assim como a coleta de lixo que será realizada normalmente.

Já as aulas nas escolas municipais e estaduais ficarão suspensas de amanhã até terça-feira, sendo retomadas na quarta-feira, dia 21. O mesmo ocorrerá com as Casas do Cidadão, que ficarão fechadas ao longo de seis dias. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) atenderá a população por esquema de plantão 24 horas, pelo telefone 0800-7701-1445.

Indústria

A regional de Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo informou que não haverá expediente na sede, localizada no Alto da Boa Vista, entre os dias 15 e 20 de novembro devido aos dois feriados. Quanto às indústrias, a entidade não faz nenhum tipo de recomendação e cada qual administra a questão segundo suas políticas e planejamento.

Comércio

O comércio na região central, segundo a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), fechará amanhã, retomando o funcionamento normalmente na sexta-feira, sábado e segunda-feira. No feriado do Dia da Consciência Negra, que é considerado facultativo, segundo Sérgio Reze, presidente da entidade, a abertura ficará a critério de cada lojista, conforme acordo firmado na Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio de Sorocaba. “Se decidir abrir, o lojista precisa cumprir tudo que está previsto no acordo, como pagamento de hora extra e folga”, afirmou.

Reze destaca de todos os comerciantes foram informados sobre as condições para que as lojas abram durante o feriado. O acordo, aponta a entidade, prevê o pagamento de 100% sobre o valor da hora normal trabalhada; concessão de descanso compensatório em dia a ser estabelecido de comum acordo entre empresa e o empregado, a ser gozado, no máximo, em até 30 dias a partir do mês seguinte ao ter trabalhado, sob pena de dobra; vale transporte e indenização a título de alimentação, conforme a carga horária. O presidente da Acso informa ainda que os únicos feriados em que é proibida a abertura do comércio são Natal, Ano Novo e Dia do Trabalhador.

Os shoppings da cidade também funcionarão em horário alternativo. Confira na tabela:

Comentários