fbpx
Sorocaba e Região

Feriado de Nossa Senhora Aparecida tem missas e celebrações na cidade

No Santuário de Aparecidinha, a primeira missa do sábado (12) será no santuário novo, às 6h
Feriado tem missas e celebrações na cidade
Celebrações acontecem também no novo santuário de Aparecidinha, em Sorocaba. Crédito da foto: Arquivo JCS

O feriado deste sábado (12), em celebração a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, será marcado por muitas missas ao longo do dia em Sorocaba.

No Santuário de Aparecidinha, os fiéis estão em festa desde a última quarta-feira, quando foi iniciado o tríduo preparatório para a Festa de Nossa Senhora Aparecida, que ocorreram na igreja antiga. Neste sábado a primeira missa será no santuário novo, às 6h, celebrada pelo pároco Ricardo Chizzolini.

Ao longo do dia haverá missas às 7h30, 9h, 10h30, 12h, 13h30, 15h, 16h30 e às 18h. Vários padres, de outras paróquias da cidade, serão responsáveis pelas missas e última será comandada novamente pelo pároco da comunidade.

Todas as missas deste sábado serão no santuário novo, localizado na Estrada Dom José Melhado Campos, 160, no Jardim Josane.

Desde o início de outubro a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Prestes de Barros, vem realizando a novena pela padroeira do Brasil. Hoje, às 9h, haverá uma missa especial para os idosos e enfermos, às 11h30 será realizada a adoração ao santíssimo sacramento e em seguida, ao meio-dia, será realizada a coroação e consagração à Nossa Senhora. Por fim, às 17h, está programada a missa solene e a procissão, com o tema “Aparecida: mãe dos pobres e humildes”. A igreja foca na rua Bayard Nóbrega de Almeida, 173.

Leia mais  Rodoviária de Sorocaba deve receber 40% mais passageiros no feriado

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Angélica também vem celebrando desde o dia 3 deste mês. Hoje, às 7h, será realizada missa com a abertura oficial da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Às 8h30 um terço acontecerá na igreja, seguido pela segunda missa do dia, marcada para 9h. Ao meio-dia está marcada a consagração das crianças e coroação de Nossa Senhora. Às 16h ocorre a missa solene, seguida pela procissão. Para encerrar as comemorações haverá uma quermesse. A paróquia fica na avenida Ipanema, 1.085.

Esquema de transporte

O trânsito e os meios de transporte terão alterações em Sorocaba devido ao feriado nacional, hoje. As mudanças serão realizadas para melhor atender aos fiéis de Nossa Senhora Aparecida, que vão se deslocar às missas no bairro Aparecidinha.

O trecho da estrada Dom José Melhado Campos, no entorno do Santuário de Aparecidinha, estará fechado durante o dia para que os devotos acompanhem as celebrações proporcionadas pela paróquia. Além disso, o local conta com a coordenação dos agentes de trânsito nas proximidades.

Leia mais  Homem é preso em Aparecidinha com mais de 1,1 mil porções de droga

A linha 48 Aparecidinha/Via Castelinho terá reforço com veículos extras. Todas as linhas do transporte público circularão com tabela de domingo/feriado de forma normal, exceto a linha 65 Campolim, que também será reforçada por dois veículos na parte da tarde, entre 13h30 e 19h.

Excursões ao santuário nacional

Mais de 170 mil romeiros devem comemorar o dia da padroeira no Santuário Nacional de Aparecida, a 270 quilômetros de Sorocaba. Para celebrar a Festa de Nossa Senhora Aparecida, uma programação de celebrações e momentos de oração foi preparada para a data. Ao todo, seis missas serão celebradas ao longo do dia, no Altar Central da Basílica.

Para evitar o aglomerado de fieis que se forma hoje no santuário nacional, muitas pessoas optam por antecipar ou atrasar um pouco a ida à Aparecida do Norte. A Viação Élvio, de Piedade, contou que já tem ônibus reservados para as próximas semanas e que no início de outubro já realizou excursões para a cidade que leva o nome da padroeira do Brasil.

Leia mais  Energia é restabelecida e raio-X volta a funcionar na UPA do Éden

Geison Martins Biazin, gerente da União Turismo e Viação Grifo, contou que desde setembro vem realizamos muitas excursões para Aparecida do Norte. Para hoje ele conta que não tem nenhuma viagem programada justamente para fugir do movimento intenso do santuário. A próxima partida será no dia 26 de outubro. (Larissa Pessoa, com informações de Secom Sorocaba)

Comentários

CLASSICRUZEIRO