Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fechamento da Área de Transferência da Itavuvu, sentido bairro, é suspenso

24 de Outubro de 2019 às 00:01

Fechamento da Área de Transferência da Itavuvu, sentido bairro, é suspenso Avenida Itavuvu recebe as três primeiras estações para o Sistema BRT. Crédito da foto: Divulgação

A fim de garantir a melhor gestão da mobilidade urbana e do espaço público, a Urbes Trânsito e Transportes solicitou à Concessionária BRT Sorocaba que suspenda o fechamento do sentido centro/bairro da Área de Transferência Itavuvu, previsto para iniciar na segunda-feira (28). Segundo a Prefeitura, a alteração não afetará o cronograma naquela região e com o avançar das obras será marcada uma outra data para o fechamento.

Os usuários do transporte coletivo que acessam o ponto de ônibus para embarque e desembarque sentido bairro poderão continuar a utilizar normalmente o espaço. A Área de Transferência serve as linhas 25 Itavuvu; 39 Aldeia dos Laranjais; 39/1 Santa Esmeralda; 46 Paineiras ; 58 Vitória Régia; 58/1 Sorocaba Park; 58/2 Jardim Imperatriz/Alpes; 81 Carandá e 81/1 Altos do Ipanema.

Intervenções na Pereira da Silva

Nesta semana, o ponto do transporte coletivo da avenida Pereira Inácio, em frente à Secretaria Estadual da Saúde e próximo da rodoviária, tem o pavimento retirado. A calçada está liberada para a passagem dos pedestres.

Nesse local, serão concretados cerca de 50 metros da pista com o pavimento rígido, apropriado para comportar o peso dos ônibus articulados que fazem parte do sistema BRT. Equipe de trabalho já retirou o pavimento asfáltica e o local está isolado com tela e sinalizadores.

Para que as obras sejam realizadas, o ponto de ônibus foi realocado para a Avenida Juscelino Kubistchek, altura do número 290, sentido Praça Dom Tadeu Strunck, sem prejuízo ao embarque e desembarque dos passageiros.

O trânsito deve apresentar períodos de lentidão, especialmente em períodos de pico, pois os veículos utilizam uma faixa de circulação no trecho em obras.

Novas estações

As coberturas das primeiras estações do BRT -- UPH Zona Norte, Dr. Pitico e Lauro Sanches -- já foram instaladas no início da avenida Itavuvu. As estações BRT são feitas em estrutura metálica, com paredes de brise para proporcionar melhor circulação do ar e telhas termo acústicas.

Planejadas para agilizar o embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo, as novas estações do Sistema BRT estarão ligadas à ciclovia, promovendo a conexão entre os modais ônibus e bicicletas. Os pedestres contarão com faixas de travessia e rampas de acesso para facilitar seus deslocamentos no entorno da estação.

Ao todo, serão 28 estações BRT ao longo dos corredores e quatro estações de integração. Na Itavuvu serão doze estações, sendo duas delas de integração das linhas.

Fechamento da Área de Transferência da Itavuvu, sentido bairro, é suspenso Ponto da avenida Pereira Inácio está interditado para obras. Crédito da foto: Divulgação

A avenida Ipanema terá dez estações, sendo uma delas de integração, e no Eixo Oeste, mais dez estações, sendo uma de integração. Estações de integração são pensadas para reduzir o tempo de permanência dos passageiros à espera dos ônibus.

As estações do BRT possuirão wi-fi e já que estão niveladas à altura de embarque aos ônibus do sistema. Terão também câmeras de segurança sem pontos cegos dentro da estação, proporcionando 100% da área monitorada. Para entrar e sair das estações, os usuários utilizarão rampas com corrimão e contarão com sistema de catracas automatizado.

Suas portas de acesso ao transporte coletivo são automáticas, com abertura e fechamento quando acontece a parada dos ônibus, infraestrutura de apoio aos prestadores de serviço, sala técnica, iluminação, mobiliário, painéis de comunicação com os usuários e máquinas automáticas para venda de bilhetes. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos