Sorocaba e Região

Família de Sorocaba recebe casa de programa de estudantes da Uniso

Família Queiroz começa vida nova no Jardim Ipiranga, zona oeste de Sorocaba
Família Queiroz começa vida nova no Jardim Ipiranga, zona oeste de Sorocaba. Crédito da Foto: Emídio Marques (28/9/2019)

Os quatro integrantes de uma família do Jardim Ipiranga, na zona oeste de Sorocaba, que vivia em situação de vulnerabilidade social, tiveram uma manhã de muita emoção neste sábado (28). Eles receberam a casa construída pelo projeto RP em Ação, iniciativa do curso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Leia mais  Casa construída por estudantes vai ser entregue hoje

 

A família Queiroz é composta por quatro membros e foi selecionada, com ajuda da equipe de Defesa Civil de Sorocaba, pela urgência na retirada da área de risco que habitavam anteriormente — e de onde várias famílias já foram removidas.

Valdinei Nunes de Queiroz, de 37 anos, e Lucicleide Soares Lopes Queiroz, de 36 anos, são pais de Ana Beatriz Lopes Nunes de Queiroz, 20, e Gedeão Lopes Nunes de Queiroz, 13. Lucicleide possui dificuldades de locomoção e necessita de um espaço adaptado, já que possui, há anos, uma deficiência física causada por um acidente de trabalho.

Ela voltou a andar recentemente, deixando de lado a cadeira de rodas. E, embora não acreditasse no projeto em seu início, não conteve a emoção ao falar sobre a nova etapa na vida da família.

“Estou muito emocionada. Achei que nunca ia sair daquela situação, fiquei na cadeira de rodas, e eles me fizeram visitas, conversaram comigo. Quando eles falaram que essa casa ia ser para mim, eu comecei a acreditar, e quando começaram a construir nós ficamos mais felizes ainda. A minha saúde melhorou bastante e nós vamos começar uma vida melhor”, comemorou.

Outras mudanças também marcaram a história da família durante a construção da casa. Valdinei, o pai, ficou desempregado e precisou aprender um novo ofício — sendo contratado pela empreiteira responsável pela obra para construir sua própria casa, atuando hoje como pedreiro e assistente de obras.

RP em Ação

Iniciado em 2005, o projeto RP em Ação engaja alunos de Relações Públicas da Uniso em projetos sociais e em 2016 começou o processo de construção da casa, em comemoração aos 15 anos do curso. Foram três anos de campanhas de doação de materiais de construção, voluntariado para mão de obra, rifas, vaquinha online e outras formas de arrecadação de recursos até que a residência fosse apresentada à família beneficiada.

A ação também envolveu o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Uniso na elaboração da planta da casa. Laura Liz e Bárbara França, alunas do curso de Relações Públicas, contam que desde 2016 todos os alunos têm se envolvido no projeto.

“Foi um desafio e todos os envolvidos precisaram trabalhar juntos. O espaço da casa é muito pequeno e por isso foi totalmente adaptada em 3,15 metros para atender as necessidades da Lucicleide”, observam.

A coordenadora Mércia Segala Bruns afirma que a entrega da casa simbolizou uma vida nova para as diversas pessoas envolvidas. “O projeto tinha uma meta, construir uma casa, mas ela se transformou em secundária a partir do momento que nós tivemos um contato com a transformação da família em si. Então essa meta passou a fazer mais sentido para nós. Foi um momento que nós pudemos juntar forças para contribuir de verdade com uma mudança social. Quando a gente vê o resultado disso, tudo transbordamos de felicidade e gratidão.”

Acompanharam a entrega da casa o secretário do Meio Ambiente de Sorocaba, Maurício Mota, representando a prefeita Jaqueline Coutinho (PDT); o deputado federal Vitor Lippi (PSDB) e o vereador João Donizeti (PSDB), representando a Câmara de Sorocaba e o presidente Fernando Dini.

Representando a Uniso: Rogério Augusto Profeta, reitor;  Mercia Segala Bruns, coordenadora do curso de Relações Públicas; Fabrício Linardi, coordenador do curso de Arquitetura; Fábio Mascarenhas, coordenador do projeto RP em Ação; Thiago Dáguia, professor do curso de Arquitetura; e Laura Liz, representante dos alunos do curso de Relações Públicas. (Nicole Corrêa Bonentti / Programa de Estágio – Supervisão: Eric Mantuan)

Comentários