Buscar no Cruzeiro

Buscar

Família de radialista sorocabano morto em parque ainda espera acordo

17 de Julho de 2019 às 06:48
Marcel Scinocca [email protected]

Família de radialista morto em parque ainda espera acordo Ricardo Hill se acidentou em brinquedo aquático. Crédito da foto: Divulgação

Passado um ano da morte do radialista sorocabano Ricardo José Hilário Silva, conhecido como Ricardo Hill, não há ainda nenhum acordo com a família dele, que é de Sorocaba, com o parque, que fica no estado do Ceará, onde ocorreu um acidente que tirou a vida do radialista. A informação, divulgada nesta terça-feira (16), é do advogado da família, João Vicente Leitão.

Conforme o defensor, mais de um encontro ocorreu para tratar da situação, mas até agora sem definição. “Sentamos para conversar sobre a possibilidade de composição em cima de possíveis indenizações patrimoniais e morais. Já sentamos duas vezes e na última vez que nós conversamos foi há duas semanas e de lá para cá não tivemos resposta.”

Ele fala que o parque não tem prestado assistência à família. “Com relação à assistência do Beach Park, temos contato com a família quase que quinzenalmente. Na verdade, o que a gente tem da família é que o Beach Park não deu nenhuma assistência nesse um ano. A única assistência que o Beach Park deu foi o translado do corpo de Ricardo, de Fortaleza para Sorocaba. Foi a única ajuda”, diz.

[irp posts="42492" ]

 

Ainda conforme ele, existe hoje um processo criminal em andamento. “Essa ação originou-se de um inquérito policial”, comenta. Mais de 30 pessoas foram ouvidas ao longo da investigação. “O inquérito policial foi bem feito, foi feito com muito zelo”, diz o advogado, que alega também que após o relatório conclusivo do caso, houve indiciamento e o caso foi levado ao Ministério Público do Estado do Ceará, que analisa a situação para oferecer ou não denúncia.

Ainda há a intenção de pleitear indenização patrimonial e moral por meio de ação civil que deverá ser movida pela família. “O Ricardo não vai mais voltar. É uma dor que continua. Mas a Justiça procura compensar essa perca, essa dor através de valores. O Ricardo era importante na mantença [alimento necessário para a subsistência] da família, o que não vai ter mais”, afirma.

O Beach Park divulgou um material afirmando que o acidente foi causado por falha de projeto. O laudo da empresa americana ESi, segundo o parque, teria comprovado que o brinquedo Vainkará apresenta falha de projeto, alterando a trajetória da boia independentemente do peso, o que foi determinante para ocorrer o acidente. O design do referido toboágua resulta em situações onde a boia se torna instável e não segura, mesmo quando o peso dos usuários soma menos que os 320 kg recomendados pela ProSlide”, diz o relatório da ESi, concluído em maio, e que complementa: “O aspecto-chave do toboágua que compromete a segurança dos usuários é a trajetória seguida pela boia na segundo onda-tornado de ‘gravidade zero’. Essa trajetória irregular se dá devido ao design do toboágua”.

Conforme o Beach Park, diante da perícia e com a certeza de ter seguido todos os procedimentos corretos na operação da atração, a empresa está avaliando as medidas jurídicas aplicáveis ao caso. Ainda conforme o parque, a empresa contratada é referência no mercado em investigações dessa natureza, já tendo trabalhado em locais como Disney World Orlando, Universal Studios, Busch Gardens e Sea World, OBeach Park protocolou recentemente o relatório da perícia ao Ministério Público e está avaliando as medidas jurídicas aplicáveis ao caso.

A instituição disse ainda que ao longo dos últimos 12 meses manteve inúmeros contatos com advogados da família para alcançar um acordo. No último dia 4 de julho, o advogado da família retornou aos advogados do Beach Park com uma proposta, que está sob avaliação. “O Beach Park lamenta mais uma vez o ocorrido, reitera que prestou toda assistência às vítimas e familiares e garante à família Beach Park – frequentadores, colaboradores e parceiros – que vai continuar, como sempre fez, aperfeiçoando seus procedimentos de segurança e promovendo o debate com o setor para que a experiência no Beach Park seja cada vez mais segura e agradável.”

[irp posts="4901" ]

 

O acidente

Em 16 de julho de 2018, Ricardo descia no toboágua -- no brinquedo Vainkará -- que havia sido inaugurado havia menos de uma semana. A situação ocorreu no parque aquático Beach Park, que fica em Aquiraz, município da Grande Fortaleza, no Ceará. No percurso, a boia virou e o radialista bateu a cabeça no chão do brinquedo. Ele não resistiu ao ferimentos e morreu. Outras três pessoas desciam com ele no momento do acidente.

Após o fato, o brinquedo foi fechado. Ricardo Hill era um dos comunicadores da rádio Nova Brasil FM, de São Paulo. Em Sorocaba ele teve passagem por várias emissoras, entre elas a Band FM, onde trabalhou por cerca de um ano. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos