Buscar no Cruzeiro

Buscar

Facens promove torneio de robótica

20 de Outubro de 2020 às 00:01

Facens promove torneio de robótica As disputas de hockey são transmitidas pelo canal Facens Play, no Youtube. Crédito da foto: Divulgação / Facens

Alunos do ensino médio vão participar, nos dias 24 e 25 próximos, do Facens Beta Challenge, campeonato de robótica internacional de Hockey-mini. Além de ser o primeiro do gênero realizado de forma virtual, o evento também marca a inauguração da segunda arena de Hockey oficial do Brasil.

Antes das disputas da categoria, no sábado (17) e no domingo (18), o Facens Beta Challenge realizou competições entre universidades nacionais e internacionais. Além de brasileiros, o evento contou com participantes da Índia e Argentina.

Por conta da pandemia, o evento teve transmissão on-line e os participantes controlaram os robôs sem estarem na arena, adaptações apontadas como “um desafio” por Ângelo Miguel Vieira Júnior, capitão da Omegabotz, equipe de robôs da Facens que promoveu a competição. “De ínicio, foi um desafio grande que exigiu muitos testes para adaptar toda a lógica do jogo, tendo um sistema para receber os comandos dos jogadores em casa e estar conectado diretamente com os robôs. Esse evento nos ajudou a quebrar barreiras de espaço e proporcionar que outros países pudessem participar à distância”, contou.

Para permitir a conexão remota, o Facens Beta Challenge contou com a parceria da RSM Virtual. Os robôs utilizados no evento foram produzidos nas impressoras 3D da faculdade.

O capitão da Omegabotz explicou que as competições de ensino médio, nos próximos sábado (24) e domingo (25), vão ter as mesmas regras da etapa entre universidades. As escolas interessadas em fazer inscrições para o evento devem procurar o perfil da equipe no Instagram (@omegabotz) para informações. As disputas de hockey são transmitidas pelo canal Facens Play, no Youtube, e contam com narração e premiação. (Erick Rodrigues)