Buscar no Cruzeiro

Buscar

46ª Exposição de Orquídeas será aberta nesta sexta-feira no Sesi Sorocaba

13 de Setembro de 2018 às 08:45

Flores de diferentes cores e formatos estarão na mostra. Foto: Lana de Oliveira

O Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS) fará nesta sexta-feira (14), às 17h, a abertura oficial da 46ª Exposição de Orquídeas de Sorocaba, que até domingo promete encantar os visitantes com as variedades desse tipo de flor. Estarão expostas no Sesi Sorocaba cerca de mil orquídeas de coleções, algumas raridades e até centenárias, numa grande variação de cores, perfumes e tamanhos. De acordo com a organização, estão confirmadas 20 cidades participantes, entre São Paulo e região, e Minas Gerais. O evento também contará com diversos exemplares nos stands de vendas, que abrem mais cedo, já a partir das 9h de amanhã. A mostra amanhã será das 9h às 20h, sábado, das 9h às 18h e domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Este ano a expectativa é receber em torno de 6 mil visitantes.

[irp posts="7682" name="Projeto do trem turístico deve ser concretizado em dezembro de 2019"]

 

Conforme o colecionador Manoel Riyis, membro da diretoria do Círculo Orquidófilo, a exposição contará com diversas plantas da Colômbia e Venezuela, que estão com os colecionadores há 60 anos e podem ter sido coletadas das matas há séculos. Manoel comenta que o gênero Cattleya é nativo da América do Sul e que a mostra exibirá algumas espécies de Sorocaba, como a Cattleya loddigesii e a Cattleya forbesii.

“Temos catalogadas mais de 60 espécies que são nativas da cidade”, disse.

Manoel lembra que muitas pessoas ainda têm ideias equivocadas a respeito das orquídeas, como por exemplo que são difíceis de cultivar ou que são caras. “As orquídeas dão flor uma vez por ano. Tem plantas para todos os gostos e condições de cultivo. É possível manter orquídeas em apartamento, residência, chácara”, comenta.

Nos quatro stands de vendas será possível efetuar compras diretamente com os produtores, o que possibilita preços mais acessíveis, a partir de R$ 7.

O evento, que já se tornou tradicional na cidade, faz parte de um projeto do Círculo Orquidófilo Sorocabano de difusão de conhecimento e conscientização da importância da preservação de espécies nativas. O Círculo atua na realização de pesquisas, plantio em espaços públicos, cursos e incentivo à prática de cultivo de orquídeas. “Nossa intenção é também levar um pouco de alegria para a cidade. É um colírio para os olhos e os perfumes são maravilhosos”, ressalta Manoel.

Durante a 46ª Exposição de Orquídeas de Sorocaba, serão oferecidas três sessões de cursos gratuitos. A inscrição é feita no local, por isso recomenda-se chegar um pouco antes para garantir a vaga. As aulas serão no sábado, às 10h30 e 16h, e no domingo às 10h30, ministradas por instrutores do Círculo Orquidófilo. O evento conta com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.