Ex-secretário citado no caso da merenda volta a atuar na Prefeitura de Sorocaba

Por Marcel Scinocca

Morais pediu demissão em janeiro deste ano no auge da crise da merenda. Foto: Secom Sorocaba / Arquivo

Morais pediu demissão em janeiro deste ano no auge da crise da merenda. Foto: Secom Sorocaba / Arquivo

Alexandre Hugo de Morais está de volta à Prefeitura de Sorocaba. Ele foi nomeado para atuar diretamente no sexto andar do Paço, onde fica o gabinete do prefeito José Crespo (DEM). A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (31) no Jornal do Município. O cargo que ele desempenhará a partir de hoje, é de diretor de área. Morais pediu demissão em janeiro deste ano no auge da crise da merenda na cidade, então com suspeita de pagamentos em duplicidade. Na ocasião da demissão, ele era titular da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias). Entretanto, ele havia ocupado o posto de secretário na pasta de Abastecimento e Nutrição, antes da cassação de Crespo, em agosto de 2017.

O secretário de Comunicação e Eventos da Prefeitura, Eloy de Oliveira, argumentou ontem que a volta de Morais levou em consideração os critérios de confiança e capacidade. “As atividades que [ele] desenvolverá são de assessoria no sexto andar”, diz Oliveira. Já Morais disse que recebeu convite do prefeito “para ajudá-lo a organizar e reorganizar algumas coisas na Prefeitura. Independente de qualquer coisa, eu, cidadão sorocabano, o que eu puder fazer pela minha cidade eu vou fazer”, comenta. Com relação ao processo da merenda, ele argumentou que “a CPI já foi encerrada e encaminhada, e foi clara nos resultados, principalmente no sentido que a origem do problema foi em 2016. Agora compete a Justiça”, acrescenta. “O que houve foi uma questão mais burocrática”, alega o ex-secretário.

O relatório final da Corregedoria-Geral do Município (CGM) sobre a investigação de irregularidades no pagamento da merenda escolar, em fevereiro deste ano, sugeriu que uma ação judicial fosse apresentada contra o ex-secretário por improbidade administrativa. O Ministério Público do Estado (MP-SP) move uma ação civil pública contra Alexandre Hugo de Morais em face de representação da CGM. Vale ressaltar que ele sempre negou qualquer irregularidade e que a denúncia movida pelo MP não foi apreciada, portanto, ele não é réu no processo.