Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estrada de Ipatinga continua com problemas sérios

07 de Março de 2019 às 08:01

Estrada de Ipatinga continua com problemas sérios A ponte e o estado geral do asfalto oferecem perigo aos usuários e a quem mora na região. Crédito da foto: Emidio Marques (20/2/2019)

Os remendos, desníveis e buracos em alguns trechos da Estrada do Ipatinga, que liga Sorocaba a Araçoiaba da Serra, e uma ponte que oferece perigo, continuam complicando a vida de motoristas e motociclistas. Isso porque o problema não é lá uma grande novidade. Em junho de 2017, por exemplo, a situação já havia sido noticiada pelo jornal Cruzeiro do Sul. Na visita mais recente ao local, a reportagem percebeu que alguns condutores têm de fazer manobras para desviar das irregularidades na pista.

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra alegou que aguarda repasse de R$ 700 mil da Secretaria Estadual de Casa Civil para iniciar obras de recapeamento e recuperação de pontos mais críticos e calçadas nas áreas residenciais, “proporcionando mais segurança aos moradores e adequação do sistema de drenagem da via”.

[irp posts="69748" ]

 

Atualmente, de acordo com o prefeito de Araçoiaba da Serra, Dirlei Salas (PV), a estrada recebe entre cinco a seis mil veículos/dia durante a semana e, aos sábados e domingos, o número pode chegar a 10 mil/dia. Além de ligar o município e Sorocaba, é usada por veículos pequenos como rota de fuga do pedágio na rodovia Raposo Tavares e serve de acesso para alguns condomínios residenciais e chácaras.

Sorocaba, segundo o titular da Secretaria de Secretaria de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão, contribuiria para a manutenção do local, no trecho que pertence à cidade. “Existe a manutenção rotineira da estrada, a Prefeitura faz a manutenção. Com relação à ponte, nós fizemos um estreitamento há algum tempo nela, para restringir um pouco a passagem de caminhões. Até porque precisávamos resguardar um pouco aquela ponte, senão teríamos de refazê-la”, comentou em entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3.

Também à Cruzeiro FM 92,3, o diretor do Village Saint Charbel (condomínio às margens da estrada), Celso Bersi, afirmou que, “apesar de ajudar muito, (o local) apresenta alguns gargalos, o que impede um fluxo melhor, mais adequado”. “Há uma ponte não adequada, a falta de calçadas, um estreitamento de pista”, acrescentou. Bersi declarou, ainda, que haveria uma demanda de novos empreendedores na região e que, para que pudessem ser implantados, informações não oficiais dariam conta de que seriam propostas medidas mitigatórias relacionadas à estrada. Isso foi confirmado por Salas em entrevista na rádio, mas ele não disse quais são os empreendimentos.

A reportagem enviou questionamento à Prefeitura de Araçoiaba solicitando esta informação e outras a respeito de uma possível duplicação da Estrada do Ipatinga. Os nomes das futuras construções não foram divulgados, mas o município informou que “o projeto de duplicação da Estrada do Ipatinga está em estudo já que a obra demanda de um trabalho conjunto (com) a Prefeitura de Sorocaba e ao Governo do Estado, tendo em vista que o município não detém recursos suficientes para execução da mesma”. (Da Redação)