Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estiagem derruba nível de mananciais e afeta captação de água em Salto

02 de Outubro de 2020 às 09:14

Barragem do ribeirão Buru apresentara volume 20% mais baixo que o normal. Crédito da Foto: Divulgação / Saae

A forte estiagem que atinge a região derrubou o nível dos mananciais que abastecem a cidade de Salto. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o baixo volume de chuvas e o período de calor constante já começam a afetar a captação de água no município.

Nesta semana, os mananciais Ribeirão Piraí e o Rio Buru apresentaram um volume 20% mais baixo que o normal. Nos dois casos, o volume de água não ultrapassa o limite da barragem, o que impossibilita a captação , afetando o tratamento e distribuição de água na cidade.

De acordo com o superintendente do Saae de Salto, Pérsio Augusto de Paula, o nível da barragem do Piraí está 15 centímetros abaixo do mínimo. "A água sequer chega ao nível da barragem, para poder ser utilizada", explica. Já no Buru, responsável pelo abastecimento da região noroeste da cidade, a situação é mais delicada, já que o nível da água está 60 cm abaixo do nível mínimo.

Além da estiagem e as altas temperaturas, a autarquia também registrou um aumento elevado do consumo por conta da pandemia, período em que as pessoas ficam mais em casa.

Conscientização

Segundo a autarquia, a perspectiva é de pouca chuva para os próximos dias e por isso, afirma que conta com a consciência e apoio da população para evitar que o abastecimento em toda a cidade não seja comprometido. A orientação é para que os moradores economizem água durante o período com poucas chuvas. "Precisamos da colaboração para que ninguém gaste indevidamente e usem com consciência. A água que falta de uma lado, podemos remanejar para áreas menos favorecidas", explica o superintendente.

Quem não tem caixa de água em seu imóvel deve sentir imediatamente os efeitos de eventuais paralisações, segundo o Saae. A recomendação é para que todo imóvel na cidade tenha uma caixa d´água de pelo menos 500 litros, o que seria suficiente para o consumo durante, no mínimo, 24 horas. (Da Redação, com informações do Saae Salto)