Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estado reduz UTIs Covid pela 3ª vez

04 de Novembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Estado reduz UTIs Covid pela 3ª vez Leitos de terapia intensiva no Adib Jatene (foto) e CHS, somados, são 21. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (24/7/2020)

O governo estadual reduziu pela terceira vez o número de leitos de UTI Covid nos dois hospitais estaduais de Sorocaba, que atendem no total 48 municípios da região. Os leitos de UTI Covid no Hospital Regional Adib Jatene e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), que somados chegaram ao total de 56, atualmente são 21 -- ou seja, redução de 37,5%.

A assessoria de imprensa do governo estadual informou que trabalha nas análises técnicas para redirecionamento de parte dos leitos para atender outras patologias, o que é fundamental para garantir assistência a todos os pacientes. “Toda medida é baseada em monitoramento do cenário e planejamento da rede, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário.”

Segundo dados divulgados diariamente pela Prefeitura de Sorocaba, até início de setembro, somados, os dois hospitais estaduais da cidade tinham no total 41 leitos de UTI Covid. Já no final do mês, em 28 de setembro, os leitos de UTI Covid no CHS foram reduzidos de 21 para 11 -- ou seja, 10 a menos, ficando em 11 no total. Desde ontem (3), está em 10.

Já no Adib Jatene, que chegou a ter 35 leitos de UTI Covid em junho, até ontem estava com 11 (24 a menos). A última redução ocorreu no fim do mês passado, quando o hospital ainda tinha 20 leitos de UTI Covid. Eles passaram ontem para 11, ou seja, uma redução de nove leitos. Com as últimas mudanças, o CHS ficou com 10 leitos de UTI Covid e o Adib Jatene com 11, totalizando 21.

O governo estadual informa que o compromisso de assistência a qualquer cidadão da região de Sorocaba permanece garantido e se necessário pode ocorrer redirecionamento de leitos exclusivos para Covid-19. O Estado informou também que, desde meados de outubro, a região de Sorocaba apresenta queda da transmissão de Covid-19. Conforme indicadores de variação mensal, as internações na região reduziram 24,7%, os casos diminuíram 23,2% e houve queda de 34,4% de óbitos.

Os números totais de leitos clínicos (enfermaria) nos dois hospitais estaduais de Sorocaba também foram reduzidos. O Adib Jatene chegou a ter no total 16 leitos clínicos para Covid-19; até ontem, o total era de oito. Já no CHS, o total é de oito, número que permanecia até ontem.

Assistência

O Estado informa ainda que a região de Sorocaba permanece com uma rede apta ao atendimento a pacientes do novo coronavírus na região. A taxa de ocupação dos leitos Covid-19 na região é de 46,1% em UTI e 28,8% em enfermaria. “Cabe ressaltar que a pasta mantém um esquema especial de gestão de leitos hospitalares, para dar prioridade à internação de pacientes com quadros respiratórios agudos e graves, com suporte da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) para as transferências”, finaliza a nota da assessoria de imprensa estadual. (Ana Cláudia Martins)