Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estado promete novo hospital regional com atendimento pleno em dezembro

04 de Setembro de 2018 às 07:03
Marcel Scinocca [email protected]

Estado promete novo Regional com atendimento pleno em dezembro Previsão inicial era de que em outubro o hospital às margens da Raposo tivesse atendimento pleno. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/4/2018)

O atendimento pleno do novo Hospital Regional de Sorocaba, ou seja, com toda a sua capacidade, só será atingido em dezembro. A informação é do governador Márcio França (PSB) e foi dada nesta segunda-feira (03) durante visita ao jornal Cruzeiro do Sul. A previsão anterior é de que se atingisse a capacidade total da nova unidade de saúde em outubro, mas já houve expectativa de que isso ocorresse em julho. França também falou sobre o acesso ao novo Regional, que fica às margens da rodovia Raposo Tavares, na zona oeste da cidade. Segundo ele, agora depende da Artesp dar a ordem de serviço. O governador também explanou sobre como funcionará a gestão compartilhada no antigo Regional, que faz parte do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

“A informação que nós temos é que a partir de dezembro 100% do hospital estará em funcionamento”, diz o governador. França ainda falou sobre a questão dos novos leitos e sobre os ambulatórios médicos. “Mas agora também com o reforço da OS -- organização social que vai gerir o Conjunto Hospital da Sorocaba (CHS) --, a gente vai ter um acrescimento de R$ 15 milhões em investimento e mais de R$ 100 milhões no ano que vem para novos recursos. Com o novo hospital e com a OS que vai administrar o antigo Regional vai ser possível a gente suprir a necessidade da questão dos leitos. A grande tarefa é abrir os ambulatórios médicos de especialidades, que aqui em Sorocaba só tem um e nós precisamos ter o segundo”, diz.

Durante a entrevista, França reconheceu os problemas da saúde da cidade. “Precisamos acertar essa questão hospitalar, que realmente estava ruim e precisa ser consertada. Agora, com os dois equipamento funcionando a pleno vapor, a gente vai ter essa possibilidade”, argumenta o governador.

Acesso ao hospital

Sem dar prazo para a conclusão, França falou sobre o acesso ao novo hospital. “Já disse que é possível fazer o acesso através de um aumento no tempo da concessão. O Tribunal de Contas havia suspendido todas essas prorrogações, ficando quase que três meses sem que pudéssemos fazer isso. Faz menos de 20 dias que eles autorizaram e todos os acessos que estavam pendentes serão autorizados, porque não custa nada ao Estado. Apenas vai acrescentar ao tempo da concessão. Vou verificar com a Artesp quando é que ocorrerá a ordem de serviço”, diz.

Ainda segundo o governador, agora falando do velho Hospital Regional, os servidores públicos da unidade poderão se reportar à OS. De acordo com o governador, a gestão ocorrerá da mesma forma que acontece em várias unidades do Estado de São Paulo, incluindo o Hospital das Clínicas, que tem duplo formato e apenas um gerenciamento, no caso, de uma organização social. “Todos os direitos estão garantidos. Os servidores públicos continuam servidores públicos, apenas o gerenciamento será feito por uma organização social. Isso já existe em várias unidades”, diz França.

Promessas

Em 4 de junho deste ano, o Cruzeiro do Sul publicou uma reportagem sobre o início do atendimento de urgência e emergência na unidade. O texto afirmava que a expectava relacionada a capacidade plena era outubro. A primeira previsão, entretanto, conforme informou o Cruzeiro do Sul com base em afirmações de autoridades do Estado durante a inauguração, em março, é de que isso ocorreria até julho passado.

A presença do governador na cidade ocorreu para tratar também da nova gestão do CHS, que será administrado pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP).