Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estado de SP vai contratar 10 mil professores para reforço escolar

12 de Novembro de 2020 às 00:01

Estado de SP vai contratar 10 mil professores para reforço escolar Os alunos das escolas estaduais serão matriculados no ano seguinte em regime de progressão continuada. Crédito da foto: Arquivo / Agência Brasil

O governo do Estado de São Paulo anunciou ontem (11) que contratará 10 mil professores para atividades de reforço escolar nas unidades da rede estadual de ensino, em janeiro de 2021. Os estudantes da rede estadual de São Paulo, de todas as séries, não serão reprovados por desempenho este ano e serão matriculados no ano seguinte em regime de progressão continuada.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) prevê semanas de estudos intensivos para a recuperação das aprendizagens dos alunos, prejudicada este ano em decorrência da pandemia de Covid-19, informou o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares. O programa será implementado para minimizar os déficits na aprendizagem dos estudantes que podem ter ocorrido durante o período de suspensão das atividades presenciais. A rede estadual de ensino prevê que salas de aula com mais alunos em dificuldades tenham docentes extras.

Os professores da rede estadual que tenham interesse em participar das aulas de recuperação em janeiro, mediante pagamento extra, também terão essa opção.

Além dos novos professores, mais de 140 mil profissionais serão formados para atuar no programa de recuperação. Eles terão à disposição para o trabalho recursos didáticos impressos e digitais específicos, como seis milhões de cadernos de atividades para os alunos por bimestre, informa a Seduc.

Ano letivo

O ano letivo deverá começar em 1º de fevereiro e uma avaliação diagnóstica será aplicada logo no início das aulas para medir o que os alunos aprenderam. A secretaria trabalha com a possibilidade de aulas 100% presenciais no próximo ano. Hoje, cerca de 1,4 mil escolas estão abertas para a realização de atividades presenciais. A abertura enfrentou resistência das prefeituras que, em muitos casos, vetaram o funcionamento de escolas públicas e privadas neste ano.

Estado de SP vai contratar 10 mil professores para reforço escolarIndagado sobre a possibilidade de uma segunda onda da Covid-19, o secretário Rossieli afirmou que o cenário será avaliado, mas disse que na Europa, que vem registrando alta de infecções, escolas permanecem abertas porque passaram a ser consideradas serviços essenciais.

Sem reprovação

De acordo com o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, os estudantes das escolas estaduais de São Paulo, de todas as séries, não serão reprovados por desempenho este ano e serão matriculados no ano seguinte em regime de progressão continuada. Cada estudante, porém, terá de entregar um mínimo de atividades. A pasta calcula que 15% dos alunos da rede não entregaram nenhuma das atividades.

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) homologou ontem uma resolução aprovada pelo Conselho Estadual da Educação. O texto indica que “os estudantes de todos os anos do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio devem ser matriculados no ano/série subsequente em 2021 em regime de progressão continuada”.

Os anos letivos de 2020 e 2021 serão considerados como um único ciclo contínuo. Por isso, a avaliação da aprendizagem será feita ao longo de oito bimestres (quatro de 2020 e quatro de 2021).

Os alunos que entregaram as atividades propostas neste ano serão aprovados para o próximo ano letivo, mas terão o aprendizado avaliado ao final de 2021.

Segundo Rossieli, cada estudante, porém, terá de apresentar um mínimo de atividades realizadas -- a definição de qual será esse mínimo caberá a cada escola. Isso porque, de acordo com o secretário, é difícil para a pasta estabelecer uma regra única. Os conselhos escolares deverão avaliar os casos de cada um dos estudantes. “Se ele entregou as atividades, mesmo que tenha problemas na aprendizagem, ele deve prosseguir.”

Alunos do 3º ano do ensino médio, o último da educação básica, que não tiverem entregue nenhuma das atividades enviadas pelos professores não deverão receber o diploma, segundo a pasta. “Nossa orientação para as escolas estaduais é que o aluno deve seguir sua trajetória escolar”, disse o secretário. Caso o estudante do 3º ano tenha participado minimamente -- mesmo que tenha desempenho inferior do adequado -- será aprovado e poderá prestar o vestibular.

Já os alunos que não fizeram as atividades, terão a oportunidade de fazê-las e entregá-las ainda neste ano. Também é importante que, neste caso, eles voltem a frequentar as aulas presenciais, quando possível, para conseguir frequência. A progressão para o ano seguinte dependerá da frequência, mas a aprendizagem, assim como nos demais casos, também ser aferida ao final dos oitos bimestres.

O secretário disse que 15% dos alunos não entregaram nenhuma das atividades até agora. Isso corresponde a mais de 500 mil estudantes em toda a rede de ensino.

Rossieli informou que a secretaria vai disparar SMSs e enviar e-mails para os estudantes e responsáveis. As escolas, por sua vez, deverão mobilizar seus estudantes para retirar os kits impressos para a realização das atividades. Os alunos serão incentivados a participar das aulas e entregar as atividades necessárias ainda neste ano. Entretanto, caso não sejam realizadas em sua totalidade, ele terá ainda a oportunidade de participar da recuperação em janeiro de 2021. O conselho de classe indicará quais os estudantes prioritários para esta ação. (Da Redação, com informações do Estadão Conteúdo e Secretaria Estadual de Educação)

Galeria

Confira a galeria de fotos