Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escolas podem retornar em 7 de outubro

08 de Agosto de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Escolas podem retornar em 7 de outubro Sala de aula. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo (30/1/2019)

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, disse durante a entrevista coletiva à imprensa que deverá seguir as novas datas divulgadas pelo governo estadual para a retomada das aulas presenciais: dia 7 de outubro. Conforme anúncio do governador João Doria (PSDB), as escolas terão opção de reabrir a partir do dia 8 de setembro, mas apenas para atividades de recuperação e acolhimento. As medidas e datas valem tanto para a rede pública, estadual e municipal, como para a privada.

Conforme o governador, para que a previsão se concretize, é necessário que o Estado esteja por 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo. O retorno será gradual e, na primeira etapa, abrangerá até 35% dos alunos.

Jaqueline disse que deverá comunicar a Secretaria da Educação (Sedu) a respeito e que a pasta municipal deverá ouvir a comunidade local e pais dos alunos da rede municipal de ensino sobre a questão.

A última previsão do governo estadual era de que as atividades presenciais pudessem ser retomadas no dia 8 de setembro. A data teve de ser adiada por recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus. Apesar de 86% da população do Estado estar na fase amarela, dificilmente todo o Estado estará no próximo ciclo de 14 dias, já que há regiões mantidas na fase vermelha.

Atividades opcionais

A partir do dia 8 de setembro, as escolas localizadas em regiões que completem 28 dias na fase amarela poderão receber os alunos para aulas de reforço, recuperação e atividades opcionais. Novos conteúdos curriculares só poderão ser aplicados a partir de 7 de outubro.

As escolas terão de respeitar o limite máximo de até 35% dos alunos na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, e 20% para os anos finais do ensino fundamental e médio.

A reabertura regionalizada deverá partir de consulta à comunidade escolar, pais e responsáveis, estudantes e educadores. Os alunos que participarem das atividades presenciais deverão ter anuência dos responsáveis. Integrantes do grupo de risco devem permanecer em casa, sejam alunos ou profissionais da educação. (Ana Cláudia Martins)