Sorocaba e Região

Escolas particulares de Sorocaba têm aulas facultativas nesta semana

Unidades estão seguindo recomendação dos órgãos de saúde e educação em relação ao novo coronavírus
O Colégio Anglo estuda como as aulas serão repostas. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (16/03/2020)

As escolas particulares de Sorocaba estão seguindo recomendação dos órgãos de saúde e educação em relação ao Covid-19, o novo coronavírus. As unidades, forma geral, estão abertas nesta semana e as aulas ocorrem de forma facultativa, sem matérias novas para os estudantes. A partir da semana que vem as aulas ficarão suspensas por tempo ainda indeterminado. Nesta segunda reuniões pedagógicas estão ocorrendo par definir quais ações devem ocorrer.

No colégio Dom Aguirre, a equipe interdisciplinar estava reunida nesta segunda-feira (16) e calculando quais medidas tomar em relação aos alunos e funcionários. “No sábado emitimos um comunicado falando que nesta semana é facultativo e a partir de semana que vem iremos paralisar. Faremos um estudo semanal da situação”, contou José Martins da Rocha, diretor do colégio.

Leia mais  Suspeitos de coronavírus em Sorocaba são 14 mulheres e nove homens

 

Segundo ele, alunos das fases iniciais foram os que mais compareceram. “Os pais estão se organizando para que as crianças fiquem em casa”, disse.

A dona de casa Maria Cristina Oshiro Pereira, 56, contou que a filha, que está no segundo ano do ensino médio, quis ir até a escola, mas ao perceber não tinham alunos telefonou para a mãe. “É uma situação delicada e não vale a pena correr um risco, por isso vim buscar na hora do intervalo”, contou. Hoje, no Dom Aguirre, segundo o diretor, várias salas estavam vazias e a carga horária dos funcionários será repensada para que não sejam realizados deslocamentos desnecessários.

Nesta semana, aulas estão ocorrendo de forma facultativa. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (16/03/2020)

No Colégio Anglo, no Campolim, a situação é semelhante, praticamente sem alunos nesta segunda-feira. “A partir da semana que vem os funcionários também paralisarão”, informou a assessoria de imprensa. Ao longo da semana os alunos terão disponibilizadas atividades através das plataformas da escola e a equipe pedagógica estuda como as aulas serão repostas. “No sábado teríamos um evento com convidados de 12 países e obviamente precisamos cancelar”, informou a escola.

Na Ose, no Centro de Sorocaba, alunos do ensino fundamental 1 é a maioria na unidade. “Orientamos os pais que nesta semana é facultativo e também destacamos que as crianças não devem ficar aos cuidados dos avós, por exemplo, já que idosos são mais vulneráveis ao vírus”, disse Luiz Felipe Fonseca, diretor da escola. No total são 700 alunos, com idade a partir de seis anos que frequentam a unidade. “Temos aulas nos três períodos e em todas as etapas, além de técnico”, informou.

Sobre funcionários e professores, Felipe contou a equipe de recursos humanos está estudando a antecipação de férias. “Como é algo que nunca aconteceu e muito dinâmico, não conseguimos prever como isso se desdobrará nas próximas semanas, mas vamos continuar acompanhando e informando aos pais”, destacou o diretor.

Comentários