Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escola municipal do Wanel Ville recebe o plantio de 46 árvores

03 de Setembro de 2020 às 00:01

Escola municipal do Wanel Ville recebe o plantio de 46 árvores Ideia é preparar a escola para receber as crianças em 2021. Projetos envolverão também as famílias. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Inaugurada em fevereiro deste ano, a E.M. “Professor Milton Santos”, localizada no bairro Wanel Ville, recebeu o plantio de 46 árvores na última terça-feira (1). A ação ambiental foi realizada pela Prefeitura de Sorocaba, numa parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) e a Secretaria da Educação (Sedu), atendendo à solicitação da direção da unidade.

A calçada da escola do Wanel Ville ganhou exemplares de ipê-branco, aroeira-pimenteira, ipê-amarelo, quaresmeira, manacá e aroeira-salsa. Já a área interna recebeu o plantio de mirindiba, jacarandá-caroba, urucum, açoita-cavalo, pau-brasil, ipê-roxo-de-bola, coração-de-nego, pau-formiga, ipê-rosa, dedaleiro, castanha-do-maranhão, guaiuvira, quaresmeira, canudo-de-pito e aroeira-salsa.

O plantio é uma das ações previstas no projeto Sementes do Amanhã, desenvolvido pela escola. “Nós construímos esse projeto coletivamente para deixar a nossa cidade e a nossa escola mais bonita, agradável, pensando nos cuidados com o meio ambiente e ofertar um espaço de brincar de qualidade para as crianças, um espaço em que elas possam ter garantido os seus diretos de interação e brincadeira”, explica o diretor da escola, Eduardo Júnior.

Para a Secretaria do Meio Ambiente, essa ação em parceria com a unidade escolar visa ampliar a área vegetal da cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização Urbana. As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

De acordo com o diretor, o plantio das árvores é apenas uma das ações do projeto, que conta com um rol de atividades não presenciais. “Na próxima quinzena enviaremos aos pais dos alunos atividades relacionadas às flores. A culminância do projeto será o plantio de flores no jardim da escola feito pelas crianças, suas famílias e a equipe escolar. Vamos agendar um horário com cada pai para esse plantio, que ocorrerá provavelmente em outubro, com todo cuidado e segurança. E em 2021, com o retorno das aulas, teremos uma escola nova, mas já bem cuidada, com mudas de árvores e flores, investindo na ‘sementes do amanhã’”, finaliza.

Para o plantio, a Divisão de Áreas Públicas da Secretaria do Meio Ambiente preparou toda a infraestrutura necessária, como a abertura dos berços, adubação, transporte das mudas, tutores e insumos. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)