Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escola de Sorocaba é invadida e tem fogão e geladeira furtados

26 de Novembro de 2018 às 11:24
Ana Claudia Martins [email protected]

Os criminosos levaram a geladeira e o fogão da escola. Crédito da foto: Divulgação

Atualizada às 17h27

A Escola Municipal Dirceu Ferreira da Silva foi furtada dois dias seguidos, no bairro Caguaçu, em Sorocaba. Na última ação dos criminosos, ocorrida sexta-feira (23), foram levados diversos eletrodomésticos como geladeira, freezer, fogão, televisão, liquidificador, utensílios domésticos e até um botijão de gás.

Segundo a diretora da escola, Carmen Cristina Rodrigues de Lima, o portão lateral da instituição de ensino foi arrombado por volta das 22h. Já dentro do prédio, a cozinha e mais quatro salas também tiveram suas portas danificadas.

Alimentos foram jogados no chão. Crédito da foto: Divulgação

De acordo com Carmen, uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) esteve na escola na manhã desta segunda-feira (26) para fazer o boletim de ocorrência. A diretora disse ainda que um dia antes, na quinta-feira (22), a instituição de ensino já tinha sido furtada. Na ocasião foram levados diversos alimentos da merenda escolar.

Por conta do primeiro furto, a diretora levou alguns equipamentos de informática da escola para casa, como notebooks e outros. “Se eu não tivesse colocado no meu carro e levado para casa na sexta, certamente eles teriam sido furtados também”, lamenta.

[irp posts="31021" ]

 

A direção da escola afirma que as aulas não foram afetadas na manhã desta segunda-feira (26), apesar do furto ocorrido na sexta (23). “Como ainda havia alimentos na dispensa não foi preciso suspender as aulas”, disse Carmen. A instituição possui 127 alunos do Ensino Fundamental, nos período da manhã e da tarde, do 1º ao 5º ano.

Em nota, a  Secretaria da Educação (Sedu) informou que foi comunicada dos furtos pela unidade escolar, que não possui câmeras de vídeo. “As aulas não foram suspensas e os objetos furtados, que foram recuperados pela Polícia Militar após a prisão dos assaltantes, devem ser levados nesta terça (26) à escola”.

O furto na escola teria sido percebido na manhã de sábado (24) pelos vizinhos, pois eles notaram que algumas cadeiras estavam para fora e o portão havia sido arrombado. Contudo, os vizinhos não teriam visto quantos ladrões teriam entrado no prédio e nem como eles levaram todos os eletrodomésticos. A suspeita é que um carro ou algum outro tipo de veículo tenha sido usado na ação, pela quantidade de objetos levados.

O batente de uma porta foi danificado pelos criminosos. Crédito da foto: Divulgação

Além da merenda seca, a diretora disse que a Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban) da Prefeitura de Sorocaba iria levar mais alimentos para a unidade ainda nesta segunda-feira, como leite e bolachas. A Sedu disse, também, que a secretaria já realizou as entregas. “A  Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban) repôs a alimentação com a quantidade adequada”, informa. A unidade escolar foi municipalizada em fevereiro deste ano. Antes ela pertencia ao governo estadual. O prédio fica no quilômetro 7,5 da rodovia Emerenciano Prestes de Barros. (Ana Claudia Martins) 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos