Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escola cívico-militar pode ser implantada ainda neste ano em Sorocaba

22 de Julho de 2020 às 00:01

Escola cívico-militar pode ser implantada ainda neste ano Coronel Marcos Aurélio Zeni discutiu o projeto ontem com a prefeita Jaqueline Coutinho e com cinco secretários municipais. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba poderá contar com uma escola cívico-militar ainda neste ano. A possibilidade foi anunciada terça-feira (21) pelo coronel Marcos Aurélio Zeni, coordenador-geral de implantação do modelo educacional do Ministério da Educação (MEC), durante reunião com a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL). O encontro realizado pela manhã, no gabinete da chefe do Executivo Municipal, também contou com a participação do deputado Tenente Coimbra (PSL) e de cinco secretários municipais.

A cidade foi escolhida pelo MEC, por meio do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, para receber a primeira escola do modelo no Estado de São Paulo. A decisão ocorreu após problemas jurídicos ocorridos em Campinas, inicialmente cotada para sediar a unidade. Em abril deste ano, a Prefeitura de Sorocaba encaminhou ofício ao Ministério reiterando o interesse inicial no programa.

Durante o encontro foram tratadas questões relacionadas as unidades municipais que podem abrigar o modelo de escola cívico-militar, de acordo com os critérios exigidos. Também foi abordada a forma de fazer a consulta pública necessária à implementação do programa. A comunidade deverá ser chamada a apreciar a adesão ou não do município.

Nova concepção

“Estamos muito otimistas em relação à implantação da Escola Cívico-Militar em nossa cidade. É um modelo que trará uma nova concepção no sistema educacional e cultural em Sorocaba. Aderimos ao programa e temos a certeza que em breve se tornará realidade”, disse a prefeita Jaqueline após o representante do MEC esclarecer as principais dúvidas em relação ao programa e à sua implementação na cidade.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 54 Escolas Cívico-Militares por ano em todo o País, totalizando 216 até 2023.

“Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico. Hoje estamos, também aqui em Sorocaba, mantendo contato com os militares dispostos a atuar no programa”, explicou o coronel Marcos Aurélio Zeni. “Embora estejamos vivendo este momento de pandemia, que dificulta algumas questões, faremos o possível para que a escola seja viabilizada ainda neste ano”, completou.

[irp posts="273217" ]

 

O encontro também contou com a participação dos secretários de Governo (Segov), José Marcos Gomes Júnior; de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Maurício Mota; Educação (Sedu), Wanderlei Acca; Jurídica (SAJ), Gabriel Abizaid David, e de Comunicação, Marcelo Andrade. (Da Redação, com informações da Secom)