Buscar no Cruzeiro

Buscar

Entrega das urnas termina na madrugada deste domingo (29)

28 de Novembro de 2020 às 03:16
Ana Claudia Martins [email protected]

Entrega das urnas termina na madrugada deste domingo (29) Distribuição das urnas para o 2º turno começou nesta sexta-feira (27). Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/11/2020)

Os cartórios eleitorais de Sorocaba concluirão a entrega das 1.311 urnas eletrônicas, nos 170 locais de votação, na madrugada deste domingo (29), quando ocorrerá o 2º turno da eleição 2020.

Os últimos equipamentos serão entregues em três escolas na região do Wanel Ville, na zona oeste da cidade.

A entrega das urnas eletrônicas começou às 7h desta sexta-feira (27), com a entrega nos locais de votação das regiões norte e leste de Sorocaba. Segundo o chefe da 343ª Zona Eleitoral, João Lima, até o fim da tarde desta sexta-feira (27) as entregas nessas duas regiões foram concluídas.

As urnas foram transportadas em caminhões-baú, com escolta policial, da sede dos cartórios eleitorais, que fica na Praça da Maçonaria, no Mangal, para os locais de votação.

“Nós entregamos as urnas dos cartórios eleitorais 343, 342 e 356. No sábado (hoje), véspera da eleição, com a mesma logística, serão entregues os equipamentos dos cartórios eleitorais 137 e 271, que contemplam as regiões central e oeste. E por fim, no domingo, última etapa do transporte das urnas, será feita de madrugada em três escolas na região do Wanel Ville”, destaca.

Aptos ao voto

Neste domingo (29), 485.962 eleitores sorocabanos estão aptos a votar no 2º turno da eleição 2020. Em todo o Estado, além de Sorocaba, outras 15 cidades também terão o 2º turno. Já no Brasil, eleitores de 57 cidades voltam às urnas para escolher seus prefeitos.

O eleitor que não votou no 1º turno pode votar amanhã. No Brasil, o voto é obrigatório para maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os jovens de 16 e 17 anos.

Os protocolos sanitários e os cuidados são os mesmos adotados no 1º turno. O objetivo é evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nas seções eleitorais.

Assim, a orientação do TSE é para que o eleitor use máscara facial. Antes e depois de votar, deverá higienizar as mãos com álcool em gel, que estará disponível em cada seção. Enquanto estiver na seção, ele deverá também respeitar o distanciamento entre uma pessoa e outra.

Totalização dos votos

O TSE informou nesta sexta-feira (27) que, nos últimos dias, foram realizados testes adicionais no computador e nos sistemas que realizam a totalização de votos e divulgação de resultados de todo o País. A avaliação da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE é de que o sistema está devidamente preparado para a realização exitosa do 2º turno.

Os testes tiveram a participação de cartórios eleitorais de 24 Estados brasileiros. O objetivo foi validar a performance e a eficácia dos sistemas de transmissão e recebimento de arquivos de urna, bem como de totalização e de divulgação de resultados.

Em Sorocaba, o chefe da 343ª Zona Eleitoral, João Lima, confirmou que houve a realização de testes para verificar onde houve problema que acarretou na demora da totalização dos votos no 1º turno.

“Fizemos vários testes para checar onde estava o gargalo dessa totalização e esse gargalo já foi regularizado e resolvido. Então, a totalização do 2º turno vai ser de forma bastante rápida e antes das 19h já teremos o resultado para prefeito em Sorocaba”, estima. (Ana Cláudia Martins)