Sorocaba e Região

Enem tem hoje segunda etapa das provas

Candidatos responderão questões de ciências da natureza e matemática
Enem tem hoje segunda etapa das provas
Os portões serão fechados às 13h. Transporte terá esquema especial com carros extras para os locais de prova. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (26/10/2013)

Hoje acontece a segunda etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com questões de ciências da natureza e matemática. Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados pontualmente às 13h. Em Sorocaba são 13.555 inscritos e mais de 5 milhões em todo o País.

Além do esquema especial no trânsito e transporte, a fim de evitar atrasos, é importante que o candidato fique atendo às regras do exame. A pedagoga Marizane Piergentile, também gestora de unidade escolar, lembra que é imprescindível que o aluno leve o documento oficial com foto. “Cópias simples, cópias autenticadas ou documentos sem foto não valem”, frisa a professora.

Para fazer a prova também só é permitido o modelo de caneta esferográfica fabricada em material transparente. É proibida a entrada de qualquer outro tipo de caneta, lápis, lapiseira, borracha e régua. Os alunos também não podem entrar com óculos escuros, bonés, dispositivos eletrônicos e fones de ouvido. A pedagoga explica que neste ano a folha de rascunho para os cálculos, assim como já foi com a redação, deixou de ser avulsa e agora integra a prova, localizada na última página do caderno de questões. “Esse rascunho pode ser destacado e levado para casa.”

Leia mais  Prefeitura manterá hospital de campanha

É permitido levar alimentos e comer durante a aplicação do Enem, mas, lembra Marizane, só entram embalagens lacradas. A professora também destaca a importância de se hidratar. “Cinco horas de prova é muito tempo, por isso, não esqueça de levar uma garrafa de água. Ela deve ser completamente transparente e, de preferência, sem rótulo”, alerta.

Trajeto

A última dica de Marizane é para que o candidato se programe para sair com antecedência. A Urbes — Trânsito e Transporte divulgou que agentes de fiscalização vão monitorar as plataformas dos Terminais São Paulo e Santo Antônio e pontos próximos aos locais das provas, para evitar qualquer problema no trajeto dos estudantes. Haverá também linhas com viagens extras.

Para os alunos que realizarão as provas na Unip, será criada uma linha partindo do Terminal São Paulo, Plataforma 1 — Ponto “D”, iniciando a operação a partir das 11h, com partidas a cada 12 minutos até às 12h24. Para a volta, a linha inicia a operação de retorno a partir das 15h50 na Unip, com partidas a cada 15 minutos. Há a opção de utilização das linhas regulares Unip: 29 — Hollingsworth, 31– Cajuru, 53 — Éden, 72 — Bairro dos Carvalhos e 75 — Campininha. Para quem reside na zona norte há também as linhas 303 — Interbairros III e 307 — Interbairros VII, que serão reforçadas com mais ônibus.

Já para a Universidade de Sorocaba (Uniso), a opções é a linha 52 — Cidade Universitária, que parte do Ponto “C” — Plataforma 1 do Terminal São Paulo, com partidas a cada 11 minutos, das 11h até 12h28. Na volta, a operação de retorno começa às 15h50, com partidas a cada 13 minutos.

Leia mais  Chefes ensinam como fazer churrasco

Para os alunos que realizarão a prova na Faculdade Anhanguera a opção será a Linha Especial Anhanguera, que partirá do Terminal Santo Antônio, da Plataforma 1 — Ponto “C”, com viagens a partir de 11h, a cada 11 minutos até 12h28. Na volta, a operação de retorno também iniciará às 15h50, com partidas a cada 13 minutos. Neste caso os estudantes podem utilizar-se das linhas regulares 18 — Quintais do Imperador, 44 — Novo Mundo, 51 — Green Valley e 67 — Ipanema das Pedras, que também atendem o local.

Passe

Devido ao bloqueio do passe estudante aos domingos, a Urbes informou que o passe estudante estará liberado para uso nos dias de prova do Enem para facilitar o deslocamento dos alunos aos locais das provas. O custo do passe estudante é de R$ 2,70. (Larissa Pessoa)

Comentários