Sorocaba e Região

Enem reduz em 20% as inscrições em Sorocaba

13.555 candidatos fazem a prova neste domingo na cidade; ano passado foram 17.120 concorrentes
Enem reduz em 20% as inscrições em Sorocaba
Estudantes devem baixar o aplicativo do Enem 2019 para consulta do Cartão de Confirmação. Crédito da foto: Marcello Casal JR / Agência Brasil

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será neste domingo. Em Sorocaba são 13.555 candidatos inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na comparação com o ano passado, quando 17.120 pessoas participaram do exame, houve uma redução de 20,8% no número de participantes. Em todo o País são cerca de 5 milhões de candidatos. A segunda etapa da prova será no dia 10.

De acordo com o Ministério da Educação, a edição 2019 tem a menor redução percentual no número de inscritos em todo o Brasil desde 2016. Da edição de 2016 para a de 2017, as inscrições despencaram em 22%; em 2018, caíram 17,9%. Já do ano passado para cá, a redução foi de 7% em todo o território nacional. Uma das explicações é a menor participação de egressos no exame, além de um menor número de matrículas no ensino médio, atribuído a componentes demográficos e à melhoria nas taxas de aprovação.

Segundo o Inep, é necessário que todos os inscritos no exame acessem o Cartão de Confirmação, que está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play. Além do local de prova, os estudantes podem conferir, no cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição, entre outras informações.

No estado de São Paulo, segundo o Inep, haverá exame em 210 municípios, distribuídos em 1.017 locais de prova, com o total de 806 mil candidatos. Do total de inscritos nas cidades paulistas, 58,9% são do gênero feminino. O primeiro dia de provas será marcado pela redação, 45 questões de linguagens e códigos e 45 questões de ciências humanas. Já no dia 10 os candidatos responderão 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Preparação

A cinco dias do exame, a doutora em educação Viviane Aparecida da Silva, afirma que a palavra de ordem para os estudantes é “calma”. Ela reforça que além de se dedicar aos temas abordados, é fundamental deixar um tempo livre para o relaxamento. “Depois de ver todos os conteúdos que o estudante precisa, ele pode fazer um passeio ao ar livre, ficar um tempo em família, ler um livro ou ver um filme que goste. Esses momentos ajudam a oxigenar a memória para absorver ainda mais”, orienta.

Leia mais  Cerca de 2,7 mil poderão precisar de UTI durante a pandemia em Sorocaba

Segundo Viviane, na reta final para o Enem os estudantes devem desacelerar. Ela destaca que no mês que antecede a prova a rotina de estudos fica intensa e na véspera é melhor ficar atento aos itens obrigatórios. Para o Enem 2019 é necessário documento de identidade original com foto, cartão de prova e caneta preta de material transparente.

Para a coordenadora pedagógica do ensino médio Lúcia Montagnani, lidar com a ansiedade é o ponto mais difícil para a maioria dos candidatos, que observam no Enem um momento decisivo da vida, de escolha da carreira profissional. “Nestes dias que precedem o exame, de nada adianta querer estudar todo o conteúdo das provas, pois isso é praticamente impossível. A melhor alternativa é manter o foco na revisão dos conteúdos já aprendidos”, recomenda.

A redação do Enem, lembra a professora, tem um peso alto no resultado final do exame. “O texto vale de zero a mil pontos”, explica. Além disso ele pode ser usado como critério de desempate nos programas que dão acesso ao ensino superior no Brasil. “Para alcançar uma boa pontuação na redação é muito importante ficar atento a ortografia e não escrever informações infundadas, textos polêmicos ou, ainda, que fujam ao tema proposto.”

Lúcia destaca a importância do Cartão de Confirmação para saber o local de prova e assim se programar para não se atrasar. “Trace a rota de como pretende chegar no dia do exame e tenha sempre planejado uma segunda alternativa em caso de trânsito congestionado ou dificuldade de transporte”, alerta Lúcia. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h.

Leia mais  Deputados comentam paralisação parcial do transporte em Sorocaba

Regras para o celular estão mais rígidas

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 conta com uma informação que deve pegar muita gente de surpresa. O candidato deve desligar o celular antes de ingressar na sala de aplicação da prova. O simples toque, mesmo dentro do envelope, provocará eliminação do participante.

Segundo Camilo Mussi, presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do Enem, essa é a primeira vez que o simples toque do celular, mesmo no saco plástico, já elimina o candidato. “Se ele deixar o celular desligado, dentro do saco, mas o alarme tocar, isso o elimina da prova”, explicou.

O representante do Inep destaca também que os candidatos costumam tomar o máximo de cuidado com a revisão do conteúdo, com testes e simulados, mas não lembram de separar os documentos obrigatórios, caneta permitida e também não se preparam fisicamente para a maratona do exame. A prova tem uma longa duração e Mussi recomenda que o candidato leve algumas frutas, chocolate e água para manter a concentração.

Entre outros itens que podem eliminar o estudante, ressalta Mussi, está o início da prova antes do aviso do fiscal; terminar e sair da sala antes de duas horas de duração da prova; sair da sala sem acompanhamento de um fiscal; conversar com outro participante durante a aplicação da prova; usar lápis ou caneta que não seja transparente; usar óculos escuro, boné ou outros adereços na cabeça; falta de apresentação de documento de identificação; recusar a revista eletrônica, quando solicitado e recusar o reconhecimento biométrico.

Leia mais  Bom Prato passa a oferecer refeições apenas para viagem em Sorocaba

Declaração de comparecimento

Quem precisa comprovar presença no dia de prova do Enem deve imprimir a Declaração de Comparecimento personalizada, também disponível na Página do Participante. Para esses casos, de acordo com o Inep, é indispensável que a declaração seja impressa e entregue ao aplicador no dia do exame.

Para o primeiro dia do Enem, a declaração já está disponível. No dia 4 de novembro, dia seguinte ao primeiro domingo de aplicação do exame, o Inep disponibilizará a Declaração de Comparecimento do segundo domingo de provas, em 10 de novembro.

Acesso

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). (Larissa Pessoa)

Comentários