Sorocaba e Região

Empresários se unem e distribuem comida a pessoas que vivem na rua

Ração também está sendo arrecadada na campanha para ser distribuída aos cachorros que vivem nas ruas com seus donos
Empresários se unem e distribuem comida a pessoas que vivem na rua
Os alimentos, todos doados, são levados para quem vive pelas ruas e praças da região central da cidade. Crédito da foto: Divulgação

Os microempreendedores têm sofrido mais severamente com os reflexos econômicos da pandemia da Covid-19. Um grupo de empresários de Sorocaba, entretanto, mesmo passando pelo momento delicado, decidiu se unir para ajudar as pessoas em situação de rua. Diariamente, vários estabelecimentos do ramo alimentício arrecadam refeições e o grupo de motociclistas Primatas Moto Club realiza a distribuição dos marmitex, lanches e salgados pelas ruas e praças da região central da cidade.

A iniciativa veio do tatuador Garcia Leonam, que procurou por Lucas Sallun, proprietário da A Casa da Aroeira, uma padaria artesanal de Sorocaba. “A gente começou a falar sobre a pandemia e ficamos preocupados com quem vive na rua, que acaba mais exposto ao vírus e tendo mais chances de passar fome, já que eles dependem das doações”, conta Lucas.

Em contato com outras pessoas interessadas em ajudar, a primeira distribuição de refeições ocorreu na última terça-feira e deve acontecer diariamente. “Eu faço doações também ao Banco de Alimentos de Sorocaba e me comprometi a doar um pão para a nossa ação a cada pão vendido”, explicou Lucas. Ele conta que por ser uma padaria artesanal, com pães de fermentação natural, a produção leva cerca de 20h e ele tem realizado as vendas somente por delivery.

Leia mais  Índia inicia grande campanha de vacinação contra a covid-19

A corrente do bem passou a contar também com Gabriel de Faria, proprietário de rede de box de Crossfit Lift Rocks. Ele tem contribuído comprando insumos para a produção das refeições, doando 5% de seu faturamento. A Girassol Orgânicos ficou responsável por disponibilizar todas as verduras e legumes para os marmitex e lanches, que são preparados pelos restaurantes Couve Flor Bistrô Veg e Bistrô Verde. A Bolinho Caipira Sorocaba também oferece salgados para que o grupo de motociclistas distribua aos mais vulneráveis.

Além das comidas, a loja The Queen Kombuchá contribui com chás para que possam ser consumidos juntos com os lanches. A empresa FBF fornece os materiais descartáveis.

De acordo com Lucas, a iniciativa cresce a cada dia e surgiu de forma natural. “A gente sempre pode contribuir com algo, por menor que seja. No primeiro dia entregamos refeições para 20 pessoas”, contou. Ele lembra que o Couve Flor Bistrô Veg, em parceria com a casa de rações Espora de Ouro, também arrecadou dez quilos de ração que foram entregues aos cães das pessoas em situação de rua. (Larissa Pessoa)

Comentários