Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em Sorocaba, ministro da Saúde entrega novas ambulâncias para 238 cidades

27 de Maio de 2019 às 18:30

Deputado estadual Danilo Balas (PSL), ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, deputado federal Guilherme Derrite (PP) e prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM). Crédito da Foto: Erick Pinheiro

Atualizado às 18h30

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve em Sorocaba nesta segunda-feira (27) para a cerimônia de entrega de 419 novas ambulâncias que vão renovar e ampliar a frota do Samu 192 em 238 cidades. A solenidade de entrega ocorreu na sede da empresa REV Group Brasil, que fica no bairro Parque Santa Isabel, na zona oeste de Sorocaba. A empresa faz o processo de preparação dos veículos para que eles possam operar como Samu.

[irp posts="44633" ]

 

Em seu discurso, o ministro Luís Henrique Mandetta destacou a atenção básica e a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou que a entrega faz parte do processo de renovação anual e ampliação da frota. Ainda conforme ele, é a segunda leva de ambulâncias entregues esse ano. Com as 419 unidades entregues em Sorocaba, já são 700 unidades recebidas pelos municípios somente em 2019.

A exemplo de março de 2018, na entrega de ambulâncias pelo ex-presidente Temer, nenhuma ambulância nova foi destinada a Sorocaba. A cidade recebeu duas novas unidades em julho de 2018, e há duas novas entregas programadas para este ano. Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), Tatuí foi a única contemplada.

O gerente de vendas ao governo da Iveco, Renato Perrota, destacou a importância de a cidade ter a empresa escolhida -- por processo de licitação -- para realizar as modificações nos veículos. “Aqui, fazemos a implementação, a transformação do veículo para atender a sua finalidade. Do ponto de vista do emprego, é muito importante e enriquecedor”, diz.

No Paço

Mandetta chegou a Sorocaba por volta das 12h30. Ele seguiu ao Paço Municipal e foi recepcionado pelo prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM) -- de quem ouviu solicitações de mais equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade e ampliação no teto MAC, relacionado à média e alta complexidade no atendimento de saúde. O ministro almoçou no sexto andar, onde fica o gabinete do prefeito, antes de seguir para a rodovia Raposo Tavares, onde ocorreu a entrega de ambulâncias para cidades de São Paulo e de outros estados.

“A reunião foi muito boa. Há uma sintonia entre as metas deles e aquilo que já começamos desde 2017 em Sorocaba, que é a priorização nas várias instâncias na saúde, o nível básico, a atenção básica da saúde. Na medida em que os pacientes ficarem mais nas UBSs, vão precisar de equipamentos, que é o que nos faltam. Esse foi um pedido que nós formulamos hoje, novamente. Percebi que ele vai encaminhar para atender”, afirmou o prefeito Crespo.

Segundo o chefe do Executivo, são vários equipamentos solicitados, sendo que um deles é o ultrassom, que poderá equipar algumas UBSs, onde a demanda for maior. “Esses equipamentos poderão estar nas UBSs para atendimento mais rápidos dos pacientes”, disse.

O atendimento básico de saúde, aliás, foi um dos temas abordados com bastante ênfase pelo ministro Henrique Mandetta durante o discurso na entrega simbólica das ambulâncias. “Muitos de nós que estamos aqui, passaremos fácil dos 100 anos. Para isso, nós temos um caminho e somente um caminho: foco na atenção primária e na prevenção. É por ali que nós vamos chegar”, disse Mandetta.

Crespo também fez solicitações relacionadas à atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar. “Além disso, pedimos a elevação do chamado teto MAC, de média e alta complexidade para Sorocaba. É um pedido antigo, que o processo andou. Está dependendo agora da homologação do novo ministro que é ele. Então, aproveitamos para fazer o reforço desses encaminhamentos. Infelizmente, há dez anos que a Prefeitura não consegue isso”, lembra.

Deputados

A solenidade de entrega das ambulâncias contou com diversas autoridades, incluindo prefeitos, secretários municipais e parlamentares. O deputado federal Capitão Guilherme Derrite (PP) inclusive desembarcou com o ministro e o acompanhou por todo o roteiro.

“É um momento em que a gente pode levar as demandas da saúde municipal, as demandas não só de Sorocaba, mais de toda a região. O ministro é uma pessoa técnica, tem conhecimento do que fala”, avalia. “Eu, por estar na vice-liderança do governo, tenho acesso privilegiado e quero traduzir isso em melhorias para a saúde da cidade e da região”, acrescentou o o vice-líder do governo na Câmara Federal.

 

[gallery link="file" columns="1" size="medium" ids="123830,123815"]

O deputado estadual Danilo Balas (PSL) também participou da solenidade. “Como sorocabano é uma honra receber o ministro Mandetta. Que ele continue mandando novas ambulâncias e que faça mais investimentos para a saúde básica, que é o que acaba promovendo a saúde geral do nosso município”, afirmou, “Também pedi uma atenção para a nossa Região Metropolitana”, conclui. (Marcel Scinocca)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos