Sorocaba e Região

Em Araçoiaba da Serra, bairro não recebe manutenção

Bairro Monte Bianco tem ruas de terra sem manutenção e iluminação precária
Em Araçoiaba, bairro não recebe manutenção
As ruas do Monte Bianco, esburacadas e sem manutenção, causam transtornos aos moradores. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Ruas de terra sem manutenção, iluminação precária, e o lago, que antes ficava na entrada do bairro e servia até mesmo como cartão postal, há muito tempo não pode ser visto, tomado pelo mato. Essa é a situação do Monte Bianco, em Araçoiaba da Serra, relatada por seus moradores.

De acordo com Valéria e Antonio Eduardo Balestero, Adilson Dordetti, Onésimo Ribeiro, e Clarice Soares, todas as ruas transversais da rua Itália, que há cerca de quatro meses foi recapeada, estão em péssimas condições de tráfego, em função dos buracos causados pelas enxurradas e, também, pela falta de manutenção por parte da Prefeitura, que nesta atual gestão não teria passado máquina nenhuma vez.

Leia mais  Vítima de acidente em Sorocaba é levada por helicóptero para hospital de SP

 

Outros moradores, José Oliveira e Maria José Prado, dizem que preferem que as ruas fiquem sem pavimentação, mas que elas deveriam ser mantidas em ordem. Lembram ainda que, se não fosse por ações próprias, como jogar cascalho, alguns trechos como, por exemplo, na confluência das ruas Firenze e Corona, ficariam praticamente intransitáveis. Isso sem contar com as demais ruas que, mesmo não estando tão ruins, acabam também causando desgastes mecânicos aos veículos.

Os moradores do bairro, onde também há muitas chácaras de recreação, reivindicam ainda mais pontos de luz, uma vez que os existentes não atendem às necessidades. Outra solicitação é a revitalização do lago. A ideia é que a Prefeitura apenas elabore o projeto, para que a associação de moradores o desenvolvam.

Ações da Prefeitura

Em Araçoiaba, bairro não recebe manutenção
Tiago Blanes, secretário de Obras e Serviços. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O secretário de Obras e Serviços, Tiago Blanes, disse que a reclamação não parte somente dos moradores do Monte Bianco, mas explicou que a aquisição de uma nova máquina ajudará a agilizar os trabalhos, que já teriam se iniciado. Para atender toda a cidade foram montado duas equipes, segundo ele, uma para cada máquina existente, que se dividirão entre regiões de Araçoiaba da Serra. Uma equipe abrangerá as áreas do Cercado, Campo do Meio, Fazenda do Oeste, e Camapuã, enquanto a outra ficará com Jardim Salete, Monte Bianco, Colinas 1 e 2, Ipanema do Meio, Bosque dos Eucaliptos e, na última fase, Colonial 1, Barreira, Jardim Arco Verde, Mirante de Ipanema, e Araçoiabinha.

Sobre a iluminação, o secretário disse já haver um processo licitatório em finalização para troca de lâmpadas, havendo outras duas licitações, um para aquisição de material e outro para manutenção. Blanes explica que é importante que os moradores protocolem pedidos específicos para colocação de novos pontos de iluminação.

Tiago Blanes falou ainda que já existe o projeto de recuperação e revitalização do lago do Monte Bianco, mas que a manutenção das estradas e ruas de terra têm sido tratada como prioridade. (Adriane Mendes)

Comentários

CLASSICRUZEIRO