Sorocaba e Região

Eleitor ainda pode regularizar situação nos cartórios eleitorais

Prazo era o limite apenas para quem não votou nas três últimas eleições e nem justificou
Eleitor ainda pode regularizar situação nos cartórios eleitorais
Cartórios registram grande movimento. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Somente nesta terça-feira (7) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá ter o balanço de quantos dos 1.117 eleitores, passíveis de terem o título cancelado por não votarem nas três últimas eleições, compareceram na segunda (6) aos cartórios eleitorais de Sorocaba, bem como na unidade do Poupatempo. Apesar de quem não conseguiu se acertar com a Justiça Eleitoral já esteja com o título cancelado, a regularização pode ser feita até maio do ano que vem, mas é bom ficar ciente que o CPF também é cancelado automaticamente, causando assim uma série de impedimentos, como por exemplo conseguir empréstimo bancário, ou mesmo receber prêmio de loteria.

Leia mais  Prazo para regularizar título de eleitor termina nesta segunda-feira

 

De acordo com Adriana dos Santos Bucoff, servidora do TRE e responsável pela Zona Eleitoral 137, o prazo ontem era o limite apenas para quem não votou nas três últimas eleições, considerando cada turno como uma eleição, e também não justificou. Mesmo assim, muitas pessoas foram aos cartórios de forma equivocada, como o verdureiro Márcio dos Santos, e sua esposa Débora Manochelli Fernandes, que já estavam com o título eleitoral cancelado por não terem votado ano passado pela falta da biometria.

Eleitor ainda pode regularizar situação nos cartórios eleitorais
Francismar: atendimento rápido. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O porteiro Francismar da Silva Salles, e a esposa Maiuly Aparecida Machado Salles, que vieram de São Miguel Arcanjo e por isso não votaram na cidade ano passado, acharam que a data-limite de ontem era também para eles. Mas no fim, os dois casais, que disseram que o atendimento estava rápido, conseguiram se acertar com o pagamento de multas.

Eleitor ainda pode regularizar situação nos cartórios eleitorais
Débora e Márcio: sem biometria. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Segundo Adriana, para a regularização da situação eleitoral, o eleitor terá que se dirigir ao cartório da sua zona e pegar a guia de multa, cujo valor é de R$ 3,51 por turno, que só pode ser paga no Banco do Brasil. Com o comprovante do pagamento, e munido de comprovante de endereço e RG, retorna ao cartório e faz a regularização. Caso tenha o título de eleitor antigo, pode apresentá-lo, mas não é obrigatório.

O cancelamento do título, além de impossibilitar fazer empréstimo bancário, não poder renovar passaporte, não ser permitido assumir em concurso público, não retirar prêmio lotérico, também não pode ingressar em faculdade.

Dos 1.117 eleitores irregulares, 145 eram da 137ª zona eleitoral, 173 da 343ª, 227 eleitores da 271ª, 224 da 342ª, e 348 pessoas pertencem à 356ª. Atualmente Sorocaba contabiliza 466.772 eleitores aptos a votar. (Adriane Mendes)

Comentários