Buscar no Cruzeiro

Buscar

Éden, Cajuru e Lopes de Oliveira têm horários de ônibus ampliados

13 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Éden, Cajuru e Lopes de Oliveira têm horários de ônibus ampliados Reprogramação foi feita após a chegada de dez novos ônibus ao sistema de transporte coletivo. Crédito da foto: Secom Sorocaba

A partir de segunda-feira (15), os usuários de linhas de ônibus que atendem os bairros Cajuru, Éden e Lopes de Oliveira terão mais horários de viagem por dia. Já, a linha 308 Interbairros VIII Ana Maria/Campolim dará lugar à linha 82 Condomínio Ana Maria/Via Av. General Carneiro.

As alterações fazem parte do plano de melhorias do transporte coletivo, adotado desde o início deste ano pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transporte, o que tem garantido o aumento gradual da frota de ônibus e a diminuição do intervalo entre viagens, como forma de evitar aglomerações.

A reprogramação será possível após a entrada em operação, na última quarta-feira (10), de dez novos ônibus zero quilômetro. Com isso, o transporte público de Sorocaba passou a contar com uma frota de 332 ônibus, dos quais 32 acrescidos somente em 2021, no atual mandato.

Linhas

Quanto à linha 31 Cajuru, ela receberá mais um ônibus e terá intervalos reduzidos de 17 para 14 minutos, nos horários de pico, e de 30 para 24 minutos nos horários de entrepico. A linha 53 Éden, também terá um ônibus a mais, com intervalos reduzidos de 18 para 15 minutos, nos horários de pico, e 30 para 24 minutos nos horários de entrepico.

A terceira intervenção será na linha 21 Lopes de Oliveira, que também atende ao Jardim Itapemirim. Nesse itinerário, serão criadas mais 14 viagens diárias nos horários de entrepico, com intervalos reduzidos de 40 para 27 minutos.

A nova linha 82 Condomínio Ana Maria terá sua base no Terminal São Paulo, com itinerário passando em frente à portaria do câmpus Sorocaba da UFSCar, sendo mais uma opção para os estudantes dessa instituição. A linha também utilizará como principais corredores a rodovia João Leme dos Santos, av. Armando Pannunzio, av. General Carneiro, av. Moreira César e av. Juscelino Kubitschek. Em dias úteis e sábados, as saídas do Terminal ocorrerão às 5h55, 7h55, 12h05, 15h55 e 17h55, e do ponto final no bairro, às 5h, 7h, 11h10, 15h e 17h.

Manobras e monitoramento

A Urbes informa que vem monitorando e adequando diariamente as linhas de maior fluxo de usuários do transporte público. As manobras feitas desde o início deste ano já atenderam 34, das 111 linhas que operam em Sorocaba. A linha 53 Éden já teve outras mudanças anteriormente, realizadas nos dias 13, 16 e 18 de janeiro, com redução no intervalo entre viagens. Já, a linha 31 Cajuru passou por adequações nos dias 16, 17 e 18 de janeiro e a 21 Lopes de Oliveira, em 13 de janeiro.

“As intervenções consistem em diminuir os intervalos de espera e aumentar a oferta de veículos em dias úteis, sábados, domingos e feriados, tanto nos horários de pico, como no entrepico de movimento. Continuamos monitorando todo o sistema e, sempre que necessário, efetuaremos novos ajustes, conforme houver demanda e viabilidade”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.

Horários

A Prefeitura recomenda a utilização de ferramentas tecnológicas para consultar, de maneira simples, os horários do transporte público, sobretudo em tempos de pandemia e de importância da prevenção contra a Covid-19.

Os aplicativos Info Bus e Cittamobi estão disponíveis para download, tanto para tecnologia Android, quanto para iOS. Além da compra de créditos, o aplicativo mostra, em tempo real, a distância do veículo até o ponto de ônibus que o passageiro se encontra.

Os horários dos ônibus também podem ser consultados na página da Urbes (https://www.urbes.com.br/comunidade/consulta-por-horarios) ou pelo telefone, discando 118, opção 2. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)