Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rodízio no Éden, Cajuru e Aparecidinha será suspenso a partir de 2ª feira

05 de Novembro de 2020 às 17:48

Saae suspende rodízio. Crédito da foto: Pedro França / Agência Senado

O rodízio no abastecimento de água nas regiões do Éden, Cajuru e Aparecidinha será suspenso a partir das 6h na próxima segunda-feira (9). Os bairros voltarão a receber água tratada 24h por dia. A medida foi implantada no dia 17 de setembro, visando a preservação dos mananciais de água, por conta do período prolongado sem chuva.

A decisão pela suspensão do rodízio se deu após análise de números e gráficos em uma reunião entre diretores, engenheiros e técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, nesta quinta-feira (5).

De acordo com o Saae, a implantação do rodízio diminuiu entre 50% e 70% do volume de água bruta captada nas represas do sistema Castelinho/Ferraz, para tratamento e distribuição pela ETA Éden, evitando o desabastecimento da cidade.

Ainda segundo a autarquia, a colaboração da população economizou, em média, 15% no consumo de água.

De acordo com os institutos de meteorologia consultados pelo Saae, as chuvas já ocorridas, somadas às que estão previstas, deverão ser mais intensas na próxima semana, sendo determinantes na decisão de suspensão do rodízio.

O Saae ainda informou que houve melhora nos níveis do sistema Castelinho/Ipaneminha, que abastecem a região envolvida no rodízio. O sistema passou de 20% para 25% de sua capacidade total, enquanto Ipaneminha passou de 75% a 85% e Itupararanga de 54% para 50%. (Da Redação, com informações do Saae Sorocaba)