Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eclipse parcial da Lua pode ser visualizado em Sorocaba nesta terça

16 de Julho de 2019 às 19:01

Eclipse parcial da Lua pode ser visualizado de Sorocaba. Crédito da Foto: Erick Pinheiro (16/7/2019)

Exatamente cinquenta anos depois do lançamento do Apollo 11, que levou o homem à superfície lunar, grande parte da Terra contempla, nesta terça-feira (16), um eclipse parcial da Lua. O fenômeno é visível no Brasil, África, parte da Europa e Ásia e na área ocidental da Austrália. Em Sorocaba, o céu limpo permite a visualização do fenômeno.

[irp posts="137702" ]

 

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados e a Lua penetra no cone de sombra produzido pela Terra. O eclipse lunar pode ser total (quando a Lua é inteiramente encoberta) ou parcial, como o desta terça (16).

Desta vez, a Lua não fica totalmente às escuras: cerca de 60% da superfície visível da Lua está coberta pela sombra. Em uma das fases do eclipse, o satélite ficará sombreado e deve adquirir um tom alaranjado.

"Isto acontece porque os componentes da luz branca do Sol atingem a Terra e também passam pela atmosfera produzindo as cores vermelha e laranja que se espalham pelo ar cobrindo o céu com as cores do alvorecer e do crepúsculo", explicou o professor Paulo Bretones, doutor em Educação em Astronomia e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). "A refração transforma essas cores em sombra e por isso a Lua fica avermelhada."

Como assistir

O eclipse parcial da Lua começou às 17 horas e sua visualização começou às 17h31 em São Paulo. O espetáculo terá fim às 19h59.

Mesmo em cidades com vários prédios é possível procurar um local afastado que ofereça condições para se observar o horizonte. "A experiência da observação do fenômeno sem dúvida será um espetáculo inesquecível para o qual sugiro chamar as crianças para ver, pois os eclipses estão entre os fenômenos celestes que fazem parte das experiências inesquecíveis da vida", disse Bertones.

Próximo eclipse

Em 21 de janeiro deste ano, boa parte do planeta pôde contemplar um eclipse total da Lua. Foi a última vez que o fenômeno ocorreu. O próximo eclipse lunar ocorrerá em 10 de janeiro de 2020, mas será apenas penumbral, ou seja, a Lua penetrará a penumbra (a parte mais externa do cone de sombra formada pela Terra), tornando o fenômeno quase imperceptível.

Segundo a agência espacial americana (Nasa), o próximo eclipse total da Lua será visível das Américas em 26 de maio de 2021. (Estadão Conteúdo, com informações da AFP)