Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eclipse do sol poderá ser visto nesta terça-feira (2), às 16h59

01 de Julho de 2019 às 22:41

Professor Paulo Sérgio Bretones. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Moradores de Sorocaba estão na expectativa de observar o eclipse parcial do sol que ocorrerá às 16h59 desta terça-feira (2). O fenômeno também poderá ser visto no Oceano Pacífico, Chile e Argentina. A previsão é de que às 17h32 o sol terá 43% de seu diâmetro e 32% de sua área cobertos pela lua, mas a essa altura ele já estará se pondo no horizonte.

As dimensões desse alcance são informadas pelo professor Paulo Sérgio Bretones, do Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Ele foi professor de química em Sorocaba e fez mestrado e doutorado em educação com foco na astronomia.

Perguntado sobre por que o eclipse atrai a atenção das pessoas no mundo inteiro, Bretones acredita que isso é resultado de um conjunto de fatores: “Tudo aquilo que há no céu, desde a antiguidade, desde que o homem tem história, tem uma mistura de admiração com medo e a tentativa de explicar as coisa”.

Em Sorocaba, o Jardim do Paço, no Alto da Boa Vista, é um dos locais procurados para observar o fenômeno. Quem não conseguir observar o espetáculo da natureza de hoje terá outra oportunidade neste mês, no dia 16. Nessa data haverá o eclipse parcial da lua e a previsão é de que será visível em todo o Brasil. (Carlos Araújo)

Galeria

Confira a galeria de fotos