Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba tem dois novos casos de dengue a cada três dias

12 de Fevereiro de 2019 às 06:38

Dois novos casos de dengue a cada três dias Serão trabalhadas regiões com maior vulnerabilidade de proliferação do mosquito. Crédito da foto: Divulgação Secom Sorocaba

Desde o início do ano Sorocaba registrou 30 novos casos de dengue. Assim, a cidade teve pelo menos um novo caso da doença a cada um dia e meio, ou então, dois casos a cada três dias. Foram 16 casos autóctones e 14 importados. A cidade ainda contabiliza cinco casos de chikungunya (quatro autóctones e um importado) e um caso importado de febre amarela.

O levantamento foi divulgado no 2º Boletim Epidemiológico da Vigilância Epidemiológica do município, ontem. Até sábado, 16, a Secretaria de Saúde realiza ações contra o Aedes aegypti.

[irp posts="74820" ]

 

Na Semana Especial de mobilização e combate ao Aedes aegypti estão programadas atividades de arrastão, visitas casa a casa, aplicação de veneno e fiscalização de denúncias. As ações serão realizadas em bairros com grande quantidade de criadouros para remoção. A medida acontece no Estado de São Paulo por determinação do governo estadual, mas Sorocaba já antecipou as ações através do “Dia D” realizado na cidade no dia 2 de fevereiro.

De acordo com a Divisão de Zoonoses, os bairros Tulipas, Central Parque, Boa Esperança, Carandá, Ipiranga, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Nova esperança e Jardim aeroporto, serão trabalhados por serem regiões com maior vulnerabilidade de proliferação do mosquito que responsável pela dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.

“Precisamos da conscientização e sensibilidade da população para que Sorocaba não viva novamente uma epidemia como ocorreu no ano de 2015. Nossa Divisão de Zoonoses trabalha o ano inteiro de forma empenhada para lutar contra este vetor, mas é preciso a colaboração dos cidadãos”, ressalta a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira.

A Secretaria de Saúde (SES) informa que sobre denúncia de criadouros do Aedes aegypti, as pessoas devem acionar a Zoonoses por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência.

Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.

Remoção de criadouros

No dia 2 de fevereiro foi realizado o “Dia D” de combate ao mosquito Aedes aegypti. Um total de 1.180 kg de criadouros foram removidos e 1.709 residências foram visitadas pelo arrastão e bloqueios de casos. Mais de 500 criadouros foram tratados com veneno para matar as larvas do mosquito. O evento teve como objetivo promover conscientização e sensibilidade da população, além do trabalho em campo para combater o vetor em Sorocaba. (Com informações de Secom Sorocaba)