Buscar no Cruzeiro

Buscar

Doação de mudas de árvores termina nesta quarta (12)

12 de Agosto de 2020 às 00:01

Doação de mudas de árvores termina nesta quarta (12) Doação de mudas em Sorocaba. Crédito da Foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) realiza nesta quarta-feira (12), das 10h às 13h, o terceiro e último dia de doação de mudas de árvores em sistema drive thru no estacionamento do Paço Municipal.

Dessa forma, serão disponibilizadas no total 800 exemplares de seis espécies de árvores. Haverá, por exemplo, ipê-rosa (Tabebuia pentaphylla), pata-de-vaca (Bauhinia longifolia), pitanga (Eugenia uniflora), araçá (Psidium rufum), cabeludinha (Myrciaria glazioviana) e aroeira-pimenteira (Schinus terebinthifolia). Cada veículo poderá levar até quatro mudas.

A doação ambiental está sendo realizada desde segunda-feira (10) e integra a programação de aniversário de 366 anos de fundação de Sorocaba.

Mais árvores na cidade

O objetivo da iniciativa é estimular os sorocabanos a plantarem árvores em calçadas e quintais em todo o município e, assim, ajudar na ampliação da área total vegetada na cidade, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana.

As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.

Árvores adequadas aos locais

No local da doação, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente vai auxiliar os moradores a escolherem qual espécie é mais adequada a sua necessidade. Assim, os técnicos darão informações como as características de cada espécie e informações da época de sua floração e a altura máxima que cada uma atinge.

A aroeira-pimenteira, por exemplo, é uma espécie frutífera adequada para plantio em calçada e quintal, com floração de setembro a janeiro. Já a cabeludinha é adequada para quintal, com floração de maio a junho.

O Paço Municipal está localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, nº 3.041, no Alto da Boa Vista. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)