Buscar no Cruzeiro

Buscar

Diretor do Inpe falará sobre Amazônia e manchas de óleo

10 de Novembro de 2019 às 00:01

Diretor do Inpe falará sobre Amazônia e manchas de óleo Darcton assumiu o Inpe após saída de Ricardo Galvão. Crédito da foto: Divulgação

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) receberá um evento sobre sensoriamento remoto, a partir de hoje. Segundo a assessoria de imprensa do PTS, esse é o maior fórum sobre o tema do hemisfério sul. Ferramenta que influencia a cartografia, análise de recursos naturais, transportes, comunicações, energia e planejamento urbano e rural, o sensoriamento remoto é um conjunto de atividades que permite a obtenção de informações da superfície da Terra.

Dentro da programação, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Darcton Policarpo Damião, apresentará palestra amanhã, às 19h30, com o tema “Queimadas na Amazônia e Manchas de Óleo: um olhar crítico do Inpe sobre o monitoramento ambiental”.

Representantes do governo, indústria, instituições de ensino, investidores e o público em geral são esperados para o evento, com o tema: “Espaço, Novos Mercados e uma Nova Era Espacial Brasileira”. O simpósio, que chega à nona edição, é organizado pelo Instituto de Estudos Avançados. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento ou pelo e-mail [email protected].

Segundo a enciclopédia livre Wikipédia na internet, sensoriamento remoto é “o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos. Geralmente estes sensores estão presentes em plataformas orbitais ou satélites, aviões e no nível de campo. A Nasa (agência espacial norte-americana) é uma das maiores captadoras de imagens recebidas por seus satélites.”

A entrada é gratuita para a palestra do diretor do Inpe e as inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico https://www.sympla.com.br/queimadas-na-amazonia-e-manchas-de-oleo-um-olhar-critico-do-inpe-sobre-o-monitoramento-ambiental__698983. O link não pôde ser encurtado. Por meio de dados objetivos e de fatos reais, Darcton Policarpo Damião vai apresentar sua visão sobre os desafios tecnológicos para o monitoramento nacional.

O coordenador geral do Serfa 2019, tenente-coronel aviador Rafael Lemos Paes, conta que Darcton Policarpo Damião já foi diretor do Instituto de Estudos Avançados, tem amplo conhecimento sobre sensoriamento remoto e é pós-graduado em gestão. “Esta palestra é voltada a estudantes, professores, empresários e população em geral”, complementa o presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas. “Será um dos principais temas em discussão no Serfa 2019.”

Primeira vez

Pela primeira vez o Simpósio de Sensoriamento Remoto em Aplicações de Defesa (Serfa) está sendo realizado fora de São José dos Campos. Começa hoje, às 8h, e vai até quinta-feira, com uma série de palestras.

Diretor do Inpe falará sobre Amazônia e manchas de óleo Simpósio de Sensoriamento Remoto em Aplicações de Defesa começa hoje no PTS e vai até quinta-feira. Crédito da foto: Divulgação Prodes

Durante a programação serão desenvolvidos temas como sensoriamento remoto florestal; ciência, publicação, replicabilidade e reprodutibilidade; a importância da calibração de recursos para o sensoriamento remoto; aplicações do sensoriamento remoto em estudos oceanográficos na amazônia azul; projetos de monitoramento da Amazônia: tendências e perspectivas.

“Este evento apresenta desafios, soluções e caminhos para a integração de todas as tecnologias envolvidas na área de sensoriamento remoto”, comenta o tenente-coronel Paes. “Isso gera conhecimento, inovação, emprego e renda.”

O Parque Tecnológico de Sorocaba fica na avenida Itavuvu, 11.777, Jardim Santa Cecília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-2323. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos