Buscar no Cruzeiro

Buscar

Diretor da AbriLivre fala sobre preços dos combustíveis

20 de Fevereiro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Ana Claudia Martins [email protected]

Diretor da AbriLivre fala sobre preços dos combustíveis Rodrigo Zingales. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (19/2/2020)

O diretor-executivo da Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres (AbriLivre), Rodrigo Zingales, foi o entrevistado desta quarta-feira (19) no Jornal da Cruzeiro, na Cruzeiro FM 92,3.

Ele falou sobre o papel desenvolvido pela entidade, que foi fundada e constituída no ano passado, e como ela tem atuado com o objetivo de levar para o consumidor brasileiro combustíveis de qualidade a preços mais acessíveis.

Zingales também explicou como funciona atualmente no País a cadeia do segmento de combustíveis e quais são as causas que impactam no preço final da gasolina, do etanol, entre outros, para o consumidor final.

https://www.youtube.com/watch?v=D8TLj1XFpRQ&feature=youtu.be

Conforme o diretor, os revendedores de combustíveis sofrem com o problema de competitividade. “Estamos atuando junto ao Estado e ao Congresso para debater as reformas regulatórias do setor que estão na agenda da Agência Nacional do Petróleo (ANP)”, diz.

Segundo ele, os postos querem vender gasolina, etanol e diesel, com preços mais justos e competitivos para o consumidor final. “Quanto mais barato for o combustível que os postos comprarem, mais haverá chance de vender para os consumidores a preços mais baratos”, destaca.

Ele também falou sobre o monopólio da Petrobras no Brasil, sobretudo na produção da gasolina tipo A e do diesel. “O monopolista faz o preço dele e define por quanto ele quer vender. E a partir disso toda a cadeia do setor de combustíveis tem que se adequar àquele preço”, aponta.

[irp posts="201838" ]

 

Outro ponto destacado por ele foi o fato de que a gasolina tipo C, que é a vendida nas bombas para o consumidor final, tem 27% de etanol anidro na sua composição. “A gasolina tipo A vem da Petrobras e o etanol anidro das usinas. Então, se eu tenho redução no preço da gasolina tipo A e não tenho redução no preço do etanol anidro, ou ainda, até aumento no preço do etanol, isso vai gerar impacto no valor da gasolina tipo C, que é vendida ao consumidor”, explica.

Confira a entrevista completa do diretor-executivo da Associação Brasileira de Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres, Rodrigo Zingales, no portal do Cruzeiro do Sul: (https://www.jornalcruzeiro.com.br/). (Ana Cláudia Martins)