Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia do Desafio será dentro de casa este ano

26 de Maio de 2020 às 00:01

Funcionários públicos costumavam aderir todos os anos, assim como de diversas empresas da cidade. Crédito da foto: Erick Pinheiro (29/5/2019)

Em sua 26ª edição, o Dia do Desafio será realizado nesta quarta-feira (27) e, desta vez, pelo primeiro ano, em formato online para garantir a segurança da população e o cumprimento das medidas de distanciamento social em vigor.

Focada no incentivo à prática da atividade física e do esporte para o combate ao sedentarismo, a ação, que tradicionalmente ocorre em diferentes locais e espaços públicos, tais como ruas, parques, praças, empresas e escolas, precisou ser reinventada, passando a adotar um novo formato para evitar aglomerações e, da mesma maneira, continuar estimulando pessoas a manter uma rotina ativa e saudável.

De acordo com o Sesc São Paulo, que coordena o Dia do Desafio no continente americano, neste ano a atividade não contemplará a tradicional competição entre cidades.

“Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data forma-se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina, essenciais na promoção do bem-estar social e na melhora da qualidade de vida da população. Esses são os princípios da ação do Sesc”, ressalta o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

A ideia do Dia do Desafio em 2020 é que, no dia 27 de maio, cidades, instituições e pessoas compartilhem, em suas redes sociais e usando as hashtags #DiaDoDesafio e #JuntosNoDiaDoDesafio, vídeos com práticas de atividade física, desafios, bate-papos, relatos de experiências e boas práticas relacionadas à importância da prática de esportes e movimento.

Ao longo de todo o dia, as pessoas poderão acompanhar nas redes sociais oficiais do Dia do Desafio uma série de lives com educadores físicos que ministrarão práticas corporais, aulas de ginástica, yoga e bate-papo sobre exercícios físicos e saúde. As redes oficiais do Dia do Desafio são www.facebook/odiadodesafio e o perfil “Esportesescsp” no Instagram.

O Dia do Desafio é coordenado mundialmente há 25 anos pela The Association For International Sport for All (Tafisa) e consolidou-se como um dos mais importantes movimentos comunitários de combate ao sedentarismo, por meio de uma rede de parceiros constituída por cidades, instituições e pessoas conectadas em torno do mesmo propósito: incentivar e viabilizar a prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos.

Até 2019, o Brasil e mais 13 países do continente americano participaram do Desafio Trienal, iniciado em 2018, no qual as duplas de cidades, definidas por sorteio, além de disputarem entre si, somam esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes. (Felipe Shikama)