Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia de Reis: hoje é dia de desmontar a árvore e os enfeites natalinos

06 de Janeiro de 2019 às 06:30
Ana Claudia Martins [email protected]

Hoje é de dia de desmontar a árvore e os enfeites natalinos Cuidados ao desmontar a árvore garante que os enfeites possam ser reaproveitados. Crédito da foto: Emidio Marques

Depois que passam as festividades de fim de ano, fica a dúvida: quando é a hora de desmontar a árvore de Natal e guardar as outras decorações natalinas? Os católicos têm a resposta: exatamente hoje, 6 de janeiro, quando é celebrado o Dia de Reis. Foi nesta data, segundo a tradição católica, os três reis magos encontram o menino Jesus e o revelaram a todas as nações. Por esse motivo, hoje se encerra o tempo de Natal e começa o tempo comum para a igreja.

Católica, a analista de custos, Aparecida Angela Galvão, 46 anos, afirma que todo ano espera o Dia de Reis para desmontar a árvore de Natal. “Como sou católica espero a data chegar para desmontar a árvore e é o que vou fazer nesse domingo”, conta.

O Dia dos Santos Reis marca a data em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela. O acontecimento religioso é narrado pelo evangelista Mateus na passagem bíblica: “Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. (Mt, 2,11).

Cuidados

Para garantir que os enfeites possam ser reaproveitados no próximo ano é preciso tomar cuidado na hora de desmontar para não quebrar, especialmente o pisca-pisca para não danificar nenhuma lâmpada. O ideal é ter uma caixa de plástico para guardar a árvore na horizontal. Caso contrário deve-se enrolar a árvore em plástico bolha e passar fita adesiva grossa.

Já os enfeites devem ser guardados em caixas de papelão, com atenção especial para as bolas que são mais frágeis e quebram facilmente. Uma ideia é guardá-las em copos descartáveis e colocá-los em uma caixa de plástico transparente. Outra dica é etiquetar as caixas para saber quais enfeites estão guardados nas caixas de plástico ou de papelão. (Ana Cláudia Martins)