Sorocaba e Região

Dia de Finados terá esquema especial de transporte em Sorocaba

Dia de Finados terá esquema especial de transporte; comércio abrirá normalmente
Cemitérios estarão abertos a partir das 8h para visitação. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (30/9/2019)

Neste sábado,  é Dia de Finados e muitas pessoas devem visitar os túmulos de amigos e familiares que estão sepultados nos cemitérios de Sorocaba. Alguns serviços básicos também terão a rotina alterada por conta do feriado. Para orientar e atender a população, agentes da Urbes estarão nas imediações dos cemitérios. O transporte público também terá esquema especial de funcionamento.

A operação especial realizada pela Urbes terá início às 6h nas regiões onde se localizam os cemitérios. Na região do cemitério Saudade, no Além Linha, agentes devem interditar a rua Pedro de Toledo nos dois sentidos para circulação exclusiva de pedestres. Também permanecerá fechada ao trânsito a rua Princesa Isabel, entre as ruas Hermelino Matarazzo e Comendador Oeterer.

Na região do cemitério Consolação, na Vila Haro, a rua Rangel Pestana, entre as vias Martins de Oliveira e Antônio Prado e Alcindo Guanabara, será exclusiva aos pedestres.

Será proibido, conforme a Urbes, o estacionamento ao longo da rua Luiz Gabriotti e da avenida Pedro Bífano, na região do cemitério Santo Antônio, no Wanel Ville. O objetivo é facilitar o trânsito de veículos do transporte coletivo. O acesso principal ao cemitério estará reservado exclusivamente para os pedestres.

A empresa pública informou também que vai monitorar a avenida São Paulo, que é o acesso principal ao cemitério Pax. O estacionamento será permitido somente do lado direito da rua Epitácio Pessoa, no sentido de quem vem da avenida São Paulo em direção ao cemitério.

Leia mais  Propaganda da Prefeitura sobre eficácia não comprovada do ‘kit Covid’ é barrada na Justiça

Na região do cemitério Memorial Park, no Júlio de Mesquita Filho, a Urbes vai alterar a mão de direção da rua Comendador Vicente do Amaral. Neste sábado (2), das 6h às 18h, os motoristas vão poder acessá-la somente no sentido centro/bairro.

Os cemitérios municipais estarão abertos para visitas a partir das 8h e o acesso só será permitido até às 16h30. Já nos particulares, o funcionamento será das 8h às 17h.

Transporte coletivo

Haverá também reforço no transporte coletivo para quem deseja prestar suas homenagens aos entes falecidos. Carros extras serão colocados a partir das 7h para atender os cemitérios Consolação e Santo Antônio, com saída do Terminal Santo Antônio.

A linha 60 — Ouro Fino também irá operar com tabela especial, utilizando a placa de painel com os dizeres “Cemitério Santo Antônio”, nos horários de atendimento ao Wanel Ville III. O telefone 118 da Urbes funcionará normalmente.

Leia mais  Shopping Cidade Sorocaba realiza ação de frete grátis até sábado

Serviços e lazer

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, na área da saúde, o esquema de atendimento no sábado será o mesmo dos finais de semana, com funcionamento apenas das Unidades de Pronto-Atendimento e Unidades Pré-Hospitalares. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também atenderá em regime de plantão. Para emergências o cidadão deve ligar para o número 0800-7701195.

A coleta de lixo passará normalmente seguindo o cronograma dos bairros atendidos. Os Centros Esportivos também permanecerão abertos no final de semana, assim como os parques municipais, o zoológico e o Museu Histórico. Já a Biblioteca Municipal, a Biblioteca Infantil, a Pinacoteca Municipal, a Casa 52, o Casarão de Brigadeiro Tobias e a Casa Aluísio de Almeida permanecerão fechados no sábado e domingo.

Comércio

O Mercado Municipal funcionará normalmente no sábado, das 7h às 14h e no domingo permanecerá fechado. Já o Mercado Distrital atende nos dois dias, das 7h ao meio-dia. As feiras livres seguirão o cronograma já estabelecido nos bairros.

As lojas da região central, segundo a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) também abrirão no feriado. Todos os shoppings da cidade terão as lojas e as praças de alimentação funcionando das 10h às 22h no sábado. No domingo segue o já tradicional horário, com as lojas atendendo a partir de meio-dia e fechamento às 20h. As praças de alimentação funcionam até as 22h. (Larissa Pessoa)

Comentários