Sorocaba e Região

Dia das crianças terá festas em Sorocaba e região

A programação conta com brincadeiras, baile de fantasias, pintura facial, educação ambiental, música e dança
Dia das crianças
Todas as atrações são gratuitas. Foto: Erick Pinheiro (12/10/2012)

Brincadeira, pintura facial, contato com a natureza, dança, contação de histórias e baile à fantasia fazem parte da programação especial e gratuita de Dia das Crianças, celebrado neste sábado (12). A festa em Sorocaba começa logo cedo, às 9h, no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, que celebra também o Dia Nacional do Lobo-Guará. Os visitantes terão a oportunidade de participar da exposição “Conhecendo o lobo-guará” e as crianças poderão levar para casa “lembranças” do animal, como desenhos, máscaras e adesivos. O público também terá a oportunidade de se aproximar de um lobo-guará taxidermizado.

Além disso, às 14h30, quem estiver no Zoo poderá acompanhar a entrega de um bolo no recinto do lobo-guará, preparado pela própria equipe do parque com alimentos que fazem parte da dieta do bicho. Para participar não é necessário inscrição prévia. O Zoo está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

Festa

No Parque dos Espanhóis, das 13h às 16h, a criançada poderá aproveitar apresentações musicais, baile à fantasia, oficina de máscaras e oficina de plantio de ervas. Segundo a Secretaria da Cultura (Secult), a festa deste sábado fica por conta do quinteto musical “Foca na Pipoca”. Na área externa do parque vai rolar também brincadeiras com cama elástica, mesa de pingue-pongue e pebolim, além de trave de futebol e de basquete.

Outra atração serão os brinquedos inclusivos, como gangorra, balanço, tirolesa e skate, todos adaptados a pessoas com deficiência. A gangorra e o balanço têm estrutura para cadeira de rodas, e ainda, desenvolve o controle do corpo, o equilíbrio e a coordenação. No simulador de tirolesa a criança fica suspensa num colete e pode se movimentar. Já o skate possibilita que a criança fique em pé, experimentando a sensação de liberdade. O Parque dos Espanhóis está localizado na rua Dr. Campos Salles, s/n (altura do nº 1000), no bairro Vila Assis.

Ainda no sábado, a Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” prepara mais uma atividade para celebrar o Dia das Crianças. Das 14h às 16h, será realizado o “Vem Cantar e Brincar”. A programação começa com muita música na área infantil da biblioteca na apresentação da cantora Eliza Machado, no estilo voz e violão, e do cantor Oddi Lúcio, que interpreta o palhaço Doutor Furabolo. Com a musicalização do espaço também vêm oficinas de brincadeiras musicais, nas quais as crianças poderão ouvir um repertório variado que vai das músicas infantis aos melhores da MPB. A Biblioteca Municipal está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.

Domingo

Em Sorocaba as comemorações para as crianças continuam no domingo (13), com uma festa no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”. Com início às 13h, a garotada vai poder conferir novamente a apresentação do grupo de música infantil do projeto “Foca na Pipoca”, que tem a intenção de levar às crianças um repertório musical alegre, que estimula a audição, a vontade de cantar, de brincar e compartilhar descobertas.

As crianças ainda poderão se divertir com pintura facial e muitas outras brincadeiras. A comunidade local também levará alegria aos participantes da festa, fornecendo cortes de cabelo, refrigerante e algodão doce. O CEU das Artes está localizado na rua Washington Pensa, 969, Parque das Laranjeiras.

Na região

Brinquedos infláveis vão tomar conta da Praça de Eventos “Lecy de Campos”, em Votorantim. A festa começa neste sábado às 16h e segue até às 21h. Segundo a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), além dos pula pulas e tobogãs, haverá muita música e dança, pintura fácil e entrega de algodão doce e pipoca para as crianças.

Em Araçoiaba da Serra a Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial a cidade, realizará uma festa na Praça Cel. Almeida (Praça da Matriz), das 10h às 14h de domingo, e contará com diversas atividades para as crianças. No evento os participantes poderão jogar basquetebol, tênis de mesa, fazer pintura facial, brincar na cama elástica, na piscina de bolinha, no tobogã gigante e com bexigas. Ainda haverá distribuição de brinquedos, doces, pipoca e algodão doce.

Dentro da programação, a Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra (OSAS) se apresentará às 11h com repertório especial de desenhos animados infantis. Em seguida às 12h30, a Cia Dindolelê se apresenta com contação de histórias de curumins.

Comentários