Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia D do Mutirão da Saúde é neste sábado, 3 de agosto

01 de Agosto de 2019 às 22:37

Amanhã será o Dia D do Mutirão da Saúde Policlínica Municipal ampliou desde esta quinta-feira (1º) o horário de atendimento diário de pacientes até as 19h. Crédito da foto: Divulgação / Secom

A Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” modificou o horário de atendimento de pacientes e também deve realizar neste sábado (3) o Dia D do Mutirão da Saúde. A ação será em conjunto com as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo a Secretaria de Saúde (SES), 4.375 atendimentos devem acontecer neste sábado. Desde esta quinta-feira (1º), os pacientes da Policlínica passaram a ser agendados para consultas entre as 7h e as 19h, com o objetivo tornar mais flexível o acesso à assistência, principalmente aos usuários que não podiam comparecer até as 17h.

Segundo a SES, outro propósito da mudança do horário é a redução do absenteísmo (ausências) e a ampliação gradativa de consultas médicas e exames. Atualmente a Policlínica dispõe de 42 especialidades médicas para atender a população. A unidade também conta com programas de referência na região, que são o pré-natal de alto risco, recém-nascido de alto risco, tuberculose, hanseníase e ambulatório de feridas e pé diabético, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

[irp posts="126043" ]

 

Atualmente, de acordo com a SES, a Policlínica realiza, na média mensal, 13.500 consultas médicas, porém a taxa de absenteísmo varia de 20 a 30%. Diante da ampliação do horário, a pasta municipal informou que está realizando um planejamento para que as consultas e exames também sejam ampliados.

Dia D

Neste sábado (3), a Policlínica fará parte do mutirão da Saúde e estão programadas 32 pequenas cirurgias, 60 avaliações cirúrgicas e 30 avaliações preendoscópica. Segundo a SES, também foram agendadas 156 consultas de dermatologia, 144 de ortopedia, 24 de mastologia, 30 de neurologia, 45 de urologia, 440 de odontologia e 90 exames de espirometria. Ao todo serão 1.051 procedimentos, das 7h às 17h.

Os Ônibus Azul e Rosa também atenderão a população neste sábado na praça Coronel Fernando Prestes, das 7h às 17h, para oferecer serviços nas áreas de ginecologia e urologia. Serão distribuídas 14 senhas da unidade rosa e 24 senhas da unidade azul, a partir das 7h. Já às 13h serão oferecidos mais 14 senhas para o atendimento da mulher e 24 para o homem.

O Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, realizará consultas psicológicas, com infectologista e também com ginecologista. Haverá testes rápidos para diagnosticar HIV, sífilis e as hepatites B e C, além de aconselhamento e consulta para queixas sexuais. A previsão é que 210 atendimentos sejam realizados.

[irp posts="42616" ]

 

De acordo com a SES, 18 UBSs atenderão das 7h às 19h e as outras 14 realizarão o atendimento das 7h às 17h. As unidades realizarão atividades para promover saúde e prevenir doenças com atuação de equipe multiprofissional. A estimativa é que nas 32 UBSs seja realizado 950 consultas médicas, 1.200 consultas de enfermagem e 680 consultas odontológicas, totalizando 2.830 atendimentos.

No hospital Gpaci, pacientes já agendados que aguardam na fila de espera passarão por exames e cirurgias neste sábado. Serão realizados 182 exames entre raio-x, ultrassom, tomografia, ecocardiograma, além de seis cirurgias infantis. Já na Santa Casa haverá 20 avaliações ortopédicas.

Recursos

Segundo a secretária da Saúde, Kely Schettini, o mutirão foi viabilizado através de recursos municipais e também com a emenda parlamentar de R$ 1 milhão do deputado federal Capitão Guilherme Derrite. “Este mutirão ajudará muito na redução pela fila de espera”, destaca. Ainda de acordo com a titular da pasta, é necessário que os cidadãos que aguardam pela consulta com especialista, exame ou cirurgia, procurem a sua UBS de referência e atualizem todas as informações pessoais. (Da Redação)