Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Dia D’ da vacinação contra o sarampo é neste sábado (19)

19 de Outubro de 2019 às 00:01

Neste sábado (19), é o Dia D de vacinação contra o sarampo. A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) informa que ação ocorrerá das 8h às 17h nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização é destinada apenas às crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). O Dia D também ocorre também em todas as cidades da região.

A SES orienta que é de extrema importância a apresentação da carteira vacinal no momento do atendimento. O dia de vacinação será “aproveitado” também para a realização do mutirão de pesagem para atualização do Bolsa Família em todas as UBSs.

Desde o dia 7 de outubro está ocorrendo a Campanha Nacional de Vacinação com foco na proteção ao sarampo, destinada às crianças não vacinadas. A campanha para este público se encerra no dia 25 de outubro.

No período de 18 a 30 de novembro, será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A vacina é a melhor forma de prevenção da doença. A atual cobertura de imunização contra o sarampo na cidade é de 90,37%.

Neste ano de 2019, Sorocaba realizou a aplicação de 42.116 doses da vacina contra o sarampo para adultos e crianças. Na etapa da campanha, iniciada em 7 de outubro, e até o dia 16, 1.171 crianças de seis meses a menores de cinco anos compareceram às UBSs para avaliação da situação vacinal. Dessas, 518 precisaram ser vacinadas. (Da Redação)