Buscar no Cruzeiro

Buscar

Designer de moda sorocabana vence concurso de fantasia de Carnaval

21 de Fevereiro de 2020 às 18:03

A designer de moda Laura Blézins, moradora de Sorocaba, participou da 4ª edição do Concurso Folia de 6. Ela teve sua fantasia vencedora por reconhecimento e voto do público.

Para a experiência acontecer, seis criadores foram apresentados ao desafio de confeccionar fantasias de Carnaval no espaço LOF. A loja oficina é mantida pela fabricante de tecidos Texprima (São Paulo).

Sendo assim, os participantes colocaram suas ideias em prática com base no tema Bacorráu. Ele significa uma união do deus romano Baco, que dá nome ao bloco em que a fantasia vencedora foi desfilada e Bacurau, filme de Kleber Mendonça Filho.

Exposição das criações no evento de premiação no Palácio dos Campos Elíseos. Foto: Bianca Sá

Fantasia é destaque em bloco de Carnaval paulistano

A fantasia vencedora foi usada pela influencer Adriana Marto no bloco Baco do Parangolé. Durante o processo de confecção, Laura Blézins e os demais participantes tiveram mentorias diárias com profissionais influentes da moda e do audiovisual como Rodrigo Evangelista, Rafael Caetano, Casa Medusa e Gleba do Pêssego.

O maior desafio encarado no concurso foi o tempo, pois os designers tiveram apenas dez dias para produzir suas fantasias. Laura conta que escolheu tecidos tecnológicos e diferentes de tudo que já havia trabalhado antes, tornando assim o processo de confecção ainda mais estimulante.

Apresentação da fantasia confeccionada por Laura Blézins. Foto: Gleba do Pêssego.

[gallery size="large" ids="220158,220157,220176"]

Inspirações e técnicas criativas

Laura se inspirou na pluralidade, mesclando as referências exigidas no concurso com a própria sensação carnavalesca que este evento representa. Nomeada Pupurrí, sua fantasia teve aplicações técnicas diferentes de alfaiataria, spray para tingimento de tecidos e combinação de tecidos tecnológicos pra produzir um visual moderno e inusitado.

Designer sorocabana Laura Blézins. Foto: Divulgação

Criações também foram expostas na Holanda

A moradora de Sorocaba também é ilustradora e saiu da cidade para se graduar em Design de Moda e Figurino em Florianópolis, na Universidade do Estado de Santa Catarina. Logo após a conclusão de curso, especializou-se em Figurino para Performance na University of the Arts London, em Londres, e teve duas jaquetas de criação própria expostas na Holanda.

As peças foram desenhadas e confeccionadas pela designer em 2019 para o desfile de conclusão de curso da graduação. A cerimônia ocorreu durante o maior evento de moda de Santa Catarina, o Octa Fashion.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos