Buscar no Cruzeiro

Buscar

Desfile cívico reúne 4 mil pessoas no aniversário de Sorocaba

15 de Agosto de 2019 às 09:31

A coreografia das bandas e dos estudantes contagia o público. Foto: Fábio Rogério

*Atualizada às 13h20

Aproximadamente 4 mil pessoas assistiram ao desfile cívico em homenagem ao aniversário de 365 anos de Sorocaba, realizado nas ruas São Bento e 15 de Novembro na manhã fria desta quinta-feira (15). A estimativa foi divulgada pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal.

O número foi menor do que no aniversário do ano passado, quando o desfile atraiu 5 mil pessoas. A prefeita Jaqueline Coutinho atribuiu a causa do público menor à temperatura de inverno, mas outras pessoas também acharam que o motivo foi a quinta-feira que gerou feriado prolongado devido à proximidade com o fim de semana.

O evento, que tomou as ruas do Centro, teve início às 9h. O desfile foi precedido por uma solenidade com autoridades em frente ao Mosteiro de São Bento.

A celebração pelo aniversário de fundação de Sorocaba reuniu, além de estudantes das redes municipal e estadual, também projetos sociais e ONGs. Conforme a Prefeitura, participaram corporações militares e a GCM. Fanfarras, bandas marciais e grupos de escoteiro igualmente percorreram as principais ruas da região central.

O desfile contou, ao todo, com a participação de 3.700 pessoas de 28 entidades. A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, secretários municipais e vereadores prestigiaram o evento.

[gallery size="medium" columns="2" ids="153678,153658"]

Clima de festa

A estudante Rafaela Silva, de 21 anos, veio assistir ao desfile pelo clima de festa com música e comemoração. "Tudo isso dá um sentimento de alegria na gente", diz. "Tem a ver com nacionalismo também, a gente celebrar as coisas do nosso país, dar valor ao exército, aos policiais", acrescenta. A estudante também achou "admirável" as escolas terem a capacidade e a "boa vontade" de organizarem o desfile.

A aposentada Virgínia Valesim, de 88 anos, disse que assiste a todos os desfiles cívicos da cidade. "Eu adoro tudo: os carros de bombeiros, os carros de polícia, as bandas, tudo é legal", cita.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, acompanha o evento. Foto: Fábio Rogério

 

Galeria

Confira a galeria de fotos