Buscar no Cruzeiro

Buscar

Desde o início da pandemia, 355 servidores municipais já tiveram Covid-19

17 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Desde o início da pandemia, 355 servidores municipais já tiveram Covid-19 Prefeitura de Sorocaba tem, atualmente, 9 mil funcionários públicos. Crédito da foto: Pedro Negrão (16/2/2021)

No total, a Prefeitura de Sorocaba já confirmou 355 casos de Covid-19 entre os servidores públicos municipais, desde o início da pandemia, em março de 2020, além de sete mortes pela doença. O número representa 3,94% do total de funcionários municipais, que atualmente é de aproximadamente 9 mil. Os dados foram informados pela Secretaria de Recursos Humanos, por meio da Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional (DSSO), da Prefeitura de Sorocaba, a pedido do Cruzeiro do Sul.

Ainda conforme os números, do total de confirmações entre os servidores públicos municipais, houve 348 recuperados, ou em recuperação, e sete óbitos. O que significa uma taxa de letalidade de 1,97%.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a taxa de letalidade do município é de 2,07%, uma das menores do país. O município destaca ainda que oficialmente a cidade possui cerca de 688 mil habitantes e até o momento Sorocaba já confirmou no total 34.159 casos de Covid-19, o que representa 4,96% da população sorocabana.

Recentemente, pelos menos três servidores públicos municipais, sendo dois médicos e uma recepcionista, da área da saúde municipal, vieram a óbito por conta da Covid-19. O último caso foi o da servidora Sueli Mariano Pires Almeida, de 57 anos. Ela trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Brigadeiro Tobias.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a morte foi registrada no último domingo (14). Ela deixou marido e duas filhas, de 35 e 29 anos. O corpo da servidora foi sepultado no cemitério Santo Antônio no mesmo dia, às 10h.

Pelas redes sociais, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS) e o secretário da Saúde, o médico Vinícius Rodrigues, lamentaram o falecimento da servidora, assim como as mortes recentes de dois médicos da área da saúde municipal.

Outro servidor falecido pela Covid, no último dia 7, foi o médico Dong Kol Kim, que atuava na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Simus. No dia anterior, a médica Sandra Aparecida Henrique Quinilato, que trabalhava na Policlínica Municipal também morreu por conta de complicações da Covid-19.

Sete casos confirmados

A Secretaria de Recursos Humanos, da Prefeitura de Sorocaba, informou que, desde o início da pandemia, foram registrados sete casos positivos de Covid-19 entre os servidores da UBS de Brigadeiro Tobias.

Questionada a respeito, a pasta municipal informou ainda que todos os servidores que apresentam sintomas são testados e que os servidores da saúde já foram testados várias vezes, inclusive na UBS Brigadeiro Tobias. O número de testagens já passa de 1.380. Porém, o número é bem inferior em relação ao total de servidores públicos municipais, que é de aproximadamente 9 mil.

Afastados pela Covid

Matéria do Cruzeiro do Sul, da semana passada, mostrou que 2.951 trabalhadores da saúde já foram afastados pela Covid em Sorocaba, por suspeita ou confirmação de infecção. Os números são de abril de 2020 até janeiro deste ano e envolvem rede pública municipal e estadual.

De acordo com o levantamento, foram 1.011 pessoas afastadas na Santa Casa de Sorocaba e pelo menos 218 da rede pública municipal, sendo que esse último número se refere somente aos casos confirmados da rede municipal, que foram afastados. Já nos dois hospitais estaduais, foram mais 1.722 afastamentos. (Ana Cláudia Martins)