Descida do rio Sorocaba reúne ambientalistas e autoridades

Por

Stand-up paddle

 

Na manhã ensolarada deste sábado (23), como parte da programação do Dia Mundial da Água -- comemorado em 22 de março --, um grupo de ambientalistas e autoridades municipais realizou a descida do rio Sorocaba por um trecho do leito. O evento atraiu o prefeito José Crespo (PSDB); o secretário do Meio Ambiente, Jessé Loures; o diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva; e o presidente da Câmara, Fernando Dini (MDB).

“É um momento de reflexão de que o comportamento ambiental tem de ser permanente”, diz Jessé. Crespo avaliou que a descida do rio faz com que a população tenha mais conhecimento da importância do rio Sorocaba. Ele aproveitou a ocasião para informar que a cidade, embora tenha problemas, em termos de meio ambiente e despoluição do rio, “está à frente”.

O dia ensolarado favoreceu à expedição. Crédito da foto: Secom / Divulgação

Durante a descida do rio, o aposentado Benedito Corrêa Leite, de 78 anos, também recebeu homenagem por ter feito o plantio de várias árvores às margens do rio Sorocaba, no trecho próximo à ponte da rua Padre Madureira com a avenida Dom Aguirre. “Isso é necessário, é importante”, comenta Benedito, ao explicar que a existência das árvores contribui para a limpeza do rio.

A descida do rio contou com barcos, canoas, botes e pranchas de stand-up paddle (pranchas em que pessoas ficam em pé com remo). Dezenas de pessoas, entre elas o grupo de remo Itupararanga Vickings, puderam constatar a presença de vida no rio, como peixes, aves e até uma capivara que mergulhou nas águas com a aproximação da expedição.

O diretor-geral do Saae, Ronald, enfatizou o trabalho que a autarquia vem desenvolvendo em prol do Programa Rio Sorocaba 100% despoluído e do futuro aproveitamento da água do Rio Sorocaba.

[irp posts="19409" ]

 

“Hoje, nossa cidade tem 96,45% de esgoto tratado e a água do rio Sorocaba passará a ser aproveitada em 2020, com o término da construção da Estação de Tratamento de Água do Vitória Régia, isso tudo 20 anos atrás parecia um sonho impossível, mas se torna realidade, graças aos esforços de governos anteriores, encampados pelo atual governo que deu continuidade aos esforços, com grandes obras como a da ETA Vitória Régia e a ampliação da maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE S1, responsável por tratar 40% do esgoto produzido em Sorocaba,” relata.

A descida do rio Sorocaba teve início na rua da antiga Usina Cultural, próximo ao Corpo de Bombeiros na avenida Dom Aguirre. O grupo percorreu o trecho entre a ponte da rua Padre Madureira e a ETE S1, que fica na avenida 15 de Agosto, 6.614/6.716, na região do Parque das Águas,  em um trajeto de aproximadamente um hora. Adultos, crianças e até uma cadela chamada Branca participaram do passeio.

O prefeito José Crespo lembrou da importância da comemoração do Dia Mundial da Água: “Não é apenas um dia de comemoração, mas de reflexão e conscientização do uso da água, que é um bem importantíssimo para a vida, mas não é finita e deve ser preservada.

Dezenas de pessoas puderam ver de perto a vida no rio. Crédito da foto: Secom / Divulgação

[irp posts="20386" ]

O rio

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 quilômetros de extensão em linha reta e 227 quilômetros, considerando seu leito pelo trajeto natural. É, também, o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, indústrias e agricultura, utilizam as águas.

É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, na Represa de Itupararanga. O rio Sorocaba atravessa as cidades Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista. (Da Redação, com Secom Sorocaba)

 

[gallery ids="91122,91120,91121"]