Buscar no Cruzeiro

Buscar

Descarte de livros didáticos causa indignação em Sorocaba

23 de Janeiro de 2019 às 16:00

Livros foram descartados numa caçamba de entulho. Foto: Amarildo Assis Ferreira / Divulgação

O descarte de livros didáticos da rede estadual de ensino em caçambas de entulho, em Sorocaba, gerou indignação entre populares, que entendem que o material deveria ser doado para bibliotecas. Porém, de acordo com o dirigente regional de ensino da cidade, Marco Aurélio Bugni, os livros já se tornaram vencidos e não há porque mantê-los; seria um acúmulo de material que geraria problemas como ratos, umidade e bolor.

No último dia 15, o assessor Amarildo Assis Ferreira flagrou muitos livros sendo descartados pela Escola Estadual Hélio Del Cistia, no Jardim São Guilherme e, surpreso com o que via, fotografou os milhares de exemplares jogados na caçamba. Ao seu ver, os livros poderiam ser reaproveitados para consultas em bibliotecas, ou mesmo sendo entregues aos estudantes. Anteontem, cena parecida foi flagrada também numa caçamba de entulho, no bairro Recreio Marajoara, na frente da Escola Estadual Professora Jordina Amaral Arruda.

Conforme explicou Bugni, todos os livros descartados fazem parte do Programa Nacional de Livro Didático (PNLD) do Ministério da Educação (Mec), cujo conteúdo é de disciplinas e exercícios, sem portanto se tratar de livros a serem doados para bibliotecas. Ele ainda disse que os livros foram usados em 2014 e 2016. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos