Buscar no Cruzeiro

Buscar

DER deixa de executar alguns serviços de forma presencial em Sorocaba

07 de Fevereiro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

DER deixa de executar alguns serviços de forma presencial Na unidade, cartazes orientam os interessados, apontando inclusive o endereço de Itapetininga. Crédito da foto: Cortesia

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) que atende Sorocaba e Votorantim, deixou de executar de forma presencial, o recebimento de algumas demandas. Entre os serviços, indicação de condutores, defesa de autuação e recursos de multas não serão mais feitos no local.

Na unidade, cartazes avisam da nova determinação e indicam os caminhos para os interessados, incluindo o endereço de Itapetininga, para quem fizer questão ou tiver a necessidade de atendimento presencial. “Fico indignado. Tem pessoas que não têm condições de postar nos Correios. E ainda tem a questão do prazo. E se os Correios atrasarem?”, questiona um usuário dos serviços que não foi atendido e não quis se identificar. “Mesmo que tenha alguma causa, precisa ser por lei. Não é só fechar”, acrescenta. “Eles têm obrigação de receber aqui”, diz.

Questionado, o DER afirmou que a entrega de documentos não será mais realizada nas chamadas Residências de Conservação (RC). “Nestes locais o expediente administrativo trata de assuntos referentes a obras e intervenções nas rodovias estaduais”, alega.

As documentações referentes às multas e recursos, ainda conforme o DER, poderão ser feitas pelo aplicativo ou site do DER, ou entregues presencialmente nas 14 diretorias regionais do DER espalhadas pelo Estado de São Paulo, sendo a mais próxima de Sorocaba e Votorantim, na cidade de Itapetininga. O endereço das diretorias regionais poderá ser obtido no site www.der.sp.gov.br.

O DER lembrou ainda que lançou em 2019 o aplicativo DER Online. Segundo a instituição, a ferramenta traz mais agilidade, reduz burocracia e gera economia ao cidadão, que não precisa mais se deslocar até uma unidade nem gastar dinheiro com correspondência. “O app dispõe de serviços para defesa de autuação, indicação de condutor, pedido da Penalidade de Advertência por Escrito (PAE) entre outros. O download do App DER Online está disponível para smartphones que utilizam sistema operacional Android e IOS. O serviço também pode ser obtido pelo site do DER”, diz. (Marcel Scinocca)