Buscar no Cruzeiro

Buscar

Deputados eleitos de Sorocaba e Itu falam em momento difícil

09 de Outubro de 2018 às 07:46
Marcel Scinocca [email protected]

Para os sorocabanos, tudo continua como está, ao menos em número. A cidade terá três representantes na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e dois na Câmara Federal. A diferença ficou apenas na questão de quem ocupará uma das vagas da Alesp, cuja cadeira de Raul Marcelo (Psol), no ano que vem terá Danilo Balas (PSL). Itu também elegeu representantes para os legislativos estadual e federal.

“Quero agradecer a população. A gente sabe que foi uma eleição num momento difícil. Estamos vivendo o pior momento das últimas décadas, no sentido da falta de credibilidade na classe política”, avalia Vitor Lippi (PSDB), que iniciará em janeiro o segundo mandando como deputado federal. “A gente sente que há um mau humor na população. Então, conseguir 120 mil votos num cenários desses é motivo para agradecer”, continua. Lippi falou na vontade do eleitorado de renovar e afirmou que a eleição foi muito mais emocional que as outras, citando a questão da polarização entre PT e PSL. Lippi, que é médico e elegeu-se prefeito de Sorocaba por duas vezes, foi eleito deputado federal em 2014, com 176.153 votos. No último domingo, ele recebeu 120.529 votos.

Reeleito para o quinto mandato, Jefferson Campos (PSB) avaliou que esta “Foi realmente uma eleição atípica e diferente”. Conforme ele, a classe política ainda está tentando entender o perfil e o desejo do eleitorado. “Vimos que nessa eleição, a força das mídias sociais foi muito grande. Temos que aprender isso, a questão da comunicação, porque as bandeiras foram mais ou menos iguais. Trabalhamos para o município, trouxemos recursos. Mas isso, no momento da escolha, da avaliação, parece que não pesou muito. Não se votou pelo município, se votou por pautas nacionais”, acrescenta. Segundo ele, a expectativa no próximo mandato é continuar lutando por valores, os familiares, por exemplo, e trazendo mais verbas para a região. Ele recebeu 99.974 votos.

A advogada Maria Lúcia Amary (PSDB) segue para seu quinto mandato como representante de Sorocaba e região na Alesp, tendo sido reeleita com 70.743 votos. “Agradeço pelos votos e também pela confiança depositada em mim e em meu trabalho. Foi uma eleição muito difícil. Apesar dos 80 mil eleitores em Sorocaba que não puderam votar por não terem feito a biometria e dos outros quase 80 mil que votaram branco ou nulo, fui a sexta deputada mais bem votada do PSDB em todo o Estado de São Paulo”, avalia. Maria Lúcia teve seu primeiro mandato em 2002, quando foi eleita deputada estadual com 75.456 votos.

O deputado estadual Carlos Cezar (PSB), que foi reeleito com 115.566 votos, comentou a vitória por meio de material divulgado à imprensa, no qual destacou a destinação de quase R$ 30 mihões para a saúde da região. “Sigo com gratidão a Deus e a responsabilidade de representar os que nos confiaram o seu voto. Podem ter certeza que darei o melhor de mim”, diz o deputado, que também já foi vereador por Sorocaba. Será o terceiro mandato dele na Alesp.

Danilo Balas recebeu em Sorocaba 12.067 votos, somando 38.661 no total. Sorocabano, Balas é policial federal há 25 anos. Ontem, a reportagem tentou falar com o deputado eleito, entretanto, por imposições do cargo de policial, Balas ainda estava avaliando se poderia dar entrevista. Em um vídeo que circula em redes sociais ele agradeceu os votos recebidos.

Itu

Mônica da Bancada Ativista (Psol) foi eleita para a Alesp por Itu, tendo recebido quase 150 mil votos. “Estamos muito felizes. Fizemos uma campanha para ser competitiva, mas não esperávamos tamanha expressividade”, afirma. A deputada eleita diz que a campanha custou menos de R$ 80 mil, conquistados através de um vaquinha virtual. “Isso é a expressão da ansiedade das pessoas por novas formas de fazer política representativa”, comenta. Conforme ela, todo o gabinete tomará as decisões de forma conjunta, já que o mandato será coletivo, integrado por nove pessoas.

Reeleito pelo (MDB), Herculano Passos agradeceu pelos votos e falou em “efeito Bolsonaro”. “A renovação da Câmara Federal foi de 47,3%, motivada, em grande parte, pelo efeito Bolsonaro. Acho importante essa renovação, aliada à experiência dos que, como eu, se reelegeram. Continuarei com meu trabalho em defesa do municipalismo e do turismo e na conquista de recursos para saúde e infraestrutura da nossa região”, disse. O empresário ituano entrou na política em 2000, quando foi eleito vereador na cidade. Na eleição seguinte, foi eleito prefeito. Em 2008, foi reeleito. Ele recebeu no domingo 49.653 votos.

Com 75.813 votos, Rodrigo Moraes (DEM), também de Itu, foi eleito para ocupar uma das cadeiras da Alesp. Sem sucesso, a reportagem tentou por várias vezes ouvir o deputado eleito sobre o resultado da eleição e consequentemente, sobre a conquista da cadeira ao Legislativo paulista.

Veja o resultado final em Sorocaba

Confira como ficou o resultado da eleição em Sorocaba para presidente da República e governador do Estado após a apuração total dos votos de todas as urnas. A divulgação é da Justiça Eleitoral.

Galeria

Confira a galeria de fotos